A cerimónia do casamento real do príncipe William, herdeiro da coroa, e Kate Middleton está marcada para as 11 horas da manhã de sexta-feira, 29 de Abril, mas os preparativos já começaram há muito, incluindo na Internet. Entre a televisão e os sites online, as previsões são de que 2 mil milhões de pessoas assistam ao casamento, ultrapassando largamente os números alcançados pelos pais do príncipe, Carlos e Diana, em 1981.
A família real britânica tem dedicado cada vez mais atenção aos meios de comunicação online e às redes sociais, e o casamento que amanhã tem lugar é o primeiro com honras de espaços especiais na Internet, onde foi criado um site que conta tudo o que há para saber sobre o acontecimento.
[caption][/caption]
O site oficial já foi lançado há mais de dois meses e reúne informação sobre os preparativos, votos de felicidades e até um guia para Londres, destinado a quem visita a cidade na ocasião.
A cerimónia na Abadia de Westminster, o cortejo dos noivos e a recepção no Palácio de Buckingham são acompanhados ao pormenor, com descrições e vídeos para os mais curiosos. Não falta também uma ligação para a página oficial do Príncipe.
Na era da Web 2.0 não foram esquecidos os meios mais interactivos, desde o Facebook ao Twitter, passando pelo Flickr e o YouTube, onde o casamento domina o The Royal Channel e mostra felicitações de diferentes partes do mundo.
Qualquer fã pode deixar a sua mensagem de vídeo, texto, e são encorajadas as participações de quem assiste ao cortejo nas ruas de Londres, pelo que o envolvimento de conteúdos e imagens deverá ser grande.
Fora dos meios oficiais as grandes cadeias noticiosas e portais têm também áreas dedicadas à informação sobre o casamento, curiosidades e notícias, onde não faltará também a transmissão de vídeo.
O Município de Londres tem online um Guia que permite acompanhar o cortejo dos príncipes pelas ruas da cidade, ajudando os visitantes a planear a sua presença.
[caption][/caption]
Não faltam também sites a vender recordações de várias formas e feitios, ou sabores, com fotografias dos noivos e muitas coroas reais. De pizza a cervejas, passando por copos, pratos e lenços, há para todos os gostos...
[caption][/caption]
Quem quiser recuar no tempo e relembrar (ou conhecer) outros casamentos reais pode visitar o site da BBC dedicado ao tema, onde encontra múltiplas imagens e vídeos.
[caption][/caption]
Entre a "histeria" criada há ainda muitas aplicações para telemóveis e tablets, especialmente o iPad, com informação formatada, jogos, indicações úteis e outras curiosidades.
O jornal The Times lançou o Times Royal Wedding Souvenir Edition para iPad que junta a cobertura noticiosa e outras funcionalidades, como a possibilidade de criar o vestido da noiva e seguir o percurso da procissão. A aplicação é gratuita para quem assina o jornal em formato digital, mas custa 5,99 euros para quem quiser fazer o download fora do Reino Unido.
[caption][/caption]
Enquanto o casamento verdadeiro não começa, pode sempre divertir-se com a recriação (certamente mais animada) feita pela T-mobile, que retrata a cerimónia com sósias dos protagonistas a dançar.
O vídeo no YouTjube já foi visto por mais de 13 milhões de internautas e está alojado numa página "engalanada" para o efeito. Mas pode vê-lo aqui.
O Jogo Os Sims fez também uma paródia bem humorada sobre o casamento real, que envolve igualmente dança e "farra", e que pode ver abaixo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Nova app Aerodocs promete organizar e proteger documentos no Android -
Site do dia
1in1million.com: Teste a sorte no pedra-papel-tesoura e torne-se uma lenda -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários