A cerimónia do casamento real do príncipe William, herdeiro da coroa, e Kate Middleton está marcada para as 11 horas da manhã de sexta-feira, 29 de Abril, mas os preparativos já começaram há muito, incluindo na Internet. Entre a televisão e os sites online, as previsões são de que 2 mil milhões de pessoas assistam ao casamento, ultrapassando largamente os números alcançados pelos pais do príncipe, Carlos e Diana, em 1981.

A família real britânica tem dedicado cada vez mais atenção aos meios de comunicação online e às redes sociais, e o casamento que amanhã tem lugar é o primeiro com honras de espaços especiais na Internet, onde foi criado um site que conta tudo o que há para saber sobre o acontecimento.

[caption]site oficial[/caption]

O site oficial já foi lançado há mais de dois meses e reúne informação sobre os preparativos, votos de felicidades e até um guia para Londres, destinado a quem visita a cidade na ocasião.

A cerimónia na Abadia de Westminster, o cortejo dos noivos e a recepção no Palácio de Buckingham são acompanhados ao pormenor, com descrições e vídeos para os mais curiosos. Não falta também uma ligação para a página oficial do Príncipe.

Na era da Web 2.0 não foram esquecidos os meios mais interactivos, desde o Facebook ao Twitter, passando pelo Flickr e o YouTube, onde o casamento domina o The Royal Channel e mostra felicitações de diferentes partes do mundo.

Qualquer fã pode deixar a sua mensagem de vídeo, texto, e são encorajadas as participações de quem assiste ao cortejo nas ruas de Londres, pelo que o envolvimento de conteúdos e imagens deverá ser grande.

Fora dos meios oficiais as grandes cadeias noticiosas e portais têm também áreas dedicadas à informação sobre o casamento, curiosidades e notícias, onde não faltará também a transmissão de vídeo.

O Município de Londres tem online um Guia que permite acompanhar o cortejo dos príncipes pelas ruas da cidade, ajudando os visitantes a planear a sua presença.

[caption]rota[/caption]

Não faltam também sites a vender recordações de várias formas e feitios, ou sabores, com fotografias dos noivos e muitas coroas reais. De pizza a cervejas, passando por copos, pratos e lenços, há para todos os gostos...

[caption]produtos[/caption]

Quem quiser recuar no tempo e relembrar (ou conhecer) outros casamentos reais pode visitar o site da BBC dedicado ao tema, onde encontra múltiplas imagens e vídeos.

[caption]site bbc[/caption]

Entre a "histeria" criada há ainda muitas aplicações para telemóveis e tablets, especialmente o iPad, com informação formatada, jogos, indicações úteis e outras curiosidades.

O jornal The Times lançou o Times Royal Wedding Souvenir Edition para iPad que junta a cobertura noticiosa e outras funcionalidades, como a possibilidade de criar o vestido da noiva e seguir o percurso da procissão. A aplicação é gratuita para quem assina o jornal em formato digital, mas custa 5,99 euros para quem quiser fazer o download fora do Reino Unido.

[caption]the times[/caption]

Enquanto o casamento verdadeiro não começa, pode sempre divertir-se com a recriação (certamente mais animada) feita pela T-mobile, que retrata a cerimónia com sósias dos protagonistas a dançar.

O vídeo no YouTjube já foi visto por mais de 13 milhões de internautas e está alojado numa página "engalanada" para o efeito. Mas pode vê-lo aqui.

O Jogo Os Sims fez também uma paródia bem humorada sobre o casamento real, que envolve igualmente dança e "farra", e que pode ver abaixo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.