O interface por toque pode ter sido uma das principais conquistas do último ano para os telemóveis mas ainda há quem prefira escrever da forma tradicional, usando as teclas e de preferência em teclado integral. Os que têm saudades do velhinho Communicator da Nokia (que tem vindo a ser renovado) e dos Psion encontram agora nas lojas alternativas à altura dos seus desejos…

A rotatividade neste segmento não é tão grande como no dos telemóveis Multimédia, mantendo-se os modelos durante mais tempo, o que tem desvantagens para quem gosta de trocar frequentemente de equipamento. Há que ter em conta que os fabricantes optam por vezes por sacrificar algumas características de imagem e música, mas que as funcionalidades de produtividade, com o uso das aplicações e o acesso a email, são reforçadas.

Veja alguns dos modelos que já chegaram às lojas e outros que pode encontrar brevemente à venda em Portugal.

Nokia E71

O sucessor do E61 da Nokia tem um teclado QWERTY completo mas isso não lhe rouba impacto no design. As teclas são agradáveis de utilizar, com uma superfície ligeiramente arredondada que evita enganos de carregar em várias teclas ao mesmo tempo, mas há que admitir que exige alguma habituação.

Para quem quer garantir o acesso ao email é importante saber que o E71 é o primeiro telemóvel Nokia a possuir suporte para servidores Exchange pré-instalado na ROM, marcando o fim do suporte para soluções BlackBerry em telemóveis Nokia.

O suporte à tecnologia 3,5G, Bluetooth 2.0 e Wi-Fi b e g estão garantidos e, apesar do enfoque empresarial a Nokia não dispensou a câmara de 3,2 Megapixéis e o navegador GPS integrado. Este modelo está à venda livre de operador por cerca de 450 euros

[caption]Nokia E71[/caption]

HTC Touch Pro

Entre os muitos modelos da linha da HTC o Touch Pro é um dos nossos preferidos, conjugando já o Windows Mobile 6.1, com o suporte implícito para servidores Exchange, e o teclado QWERTY mais completo de todos os modelos da marca. A conectividade é assegurada pelo 3,5 G, Wi-Fi e Bluetooth, mas também com GPS e câmara de 3,2 Megapixels.

O maior defeito está no preço. 750 euros ainda custam a dar...

[caption]Touch Pro[/caption]

Da "forja" da HTC podemos ainda sonhar com o G1, o Android Phone, que continuam sem data de comercialização definida para Portugal. Este aplica o mesmo conceito de teclado QUERTY completo, com cinco filas de teclas que deslizam sob o ecrã. Mas, embora ainda não tenhamos experimentado nenhum, dá a sensação de que a manutenção de algumas teclas específicas do telefone ao lado do teclado QWERTY e em posição mais elevada (veja no lado direito da imagem) pode não ser muito prático.

[caption]G1[/caption]

Sony Ericsson Xperia X1

Está quase a chegar às lojas portuguesas e também já inclui o Windows Mobile 6.1, mas é quase tão caro como o Touch Pro, custando 729 euros. O Sony Ericsson Xperia X1 é um dos modelos mais esperados da marca, que já foi anunciado há longos meses e que aposta na personalização.

O teclado deslizante em arco é elegante mas não é o único argumento do Xperia X1, que integra dados móveis 3,5G, Wi-Fi e Bluetooth 2.0, além de um leitor de GPS e uma câmara de 3,2 Megapixéis que o põe em pé de igualdade com a concorrência mais directa.

[caption]Xperia X1[/caption]

Samsung SGH-F700V

Nesta lista não é possível deixar de fora o F700 da Samsung, igualmente com teclado QWERTY mas com ecrã widescreen sensível ao toque. Este equipamento tem sido um pouco eclipsado pelo OMNIA, também da Samsung, mas merece ser integrado ao lado dos modelos referidos.

A ligação 3,5 G está presente a par do Bluetooth, mas não a ligação Wi-Fi. Pode ainda contar com a câmara de 3 Megapixels posterior e uma frontal para videochamadas. O F700 dispõe de um browser 'full-HTML', proporcionando uma experiência de visualização de páginas web semelhante a um browser de desktop.

Este modelo está à venda livre de operador por cerca de 400 euros.

[caption]samsung f700[/caption]

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida na referência ao F700, que não possui ligação Wi-Fi.