Uns dias antes do Mobilie World Congress, a Nokia deixou adivinhar, com um vídeo publicado no YouTube, que o investimento nas funcionalidades de "registo de imagem" seria o ponto forte de um dos seus próximos modelos. E assim foi.

A aposta da fabricante finlandesa nas câmaras fotográficas que incorpora nos seus telemóveis é conhecida, mas dificilmente tal faria prever que o novo 808 PureView apresentasse tal capacidade: um sensor de 41 megapixéis, com uma resolução de 7.728x5.368.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A questão, refere a fabricante, não está na quantidade de pixéis oferecidos, mas sim na qualidade de imagem e na possibilidade de adaptar essa imagem a diferentes tamanhos. Ian Delaney explica a tecnologia utilizada no blog conversations by nokia.

Enquanto o Nokia 808 não chega ao mercado (o que está previsto acontecer em maio, na Europa), quem prescinde da "máquina" propriamente dita e gosta de fotografar com o telemóvel, tem outras hipóteses à disposição, muitas delas já mencionadas no TeK.

Neste momento, a febre pelos megapixéis parece ter abrandado e as fabricantes parecem ter "concertado" valores (no limite superior) em redor dos 8 megapixéis. Nesta medida, cada uma tem a sua proposta ou propostas, nomeadamente a finlandesa.

Os mais recentes modelos da Nokia com tal caraterística são o N9 e um dos novos telefones com a plataforma Windows Phone, o Lumia 800, ambos com Flash de duplo LED, óptica Carl Zeiss e Número F/abertura da câmara de 2.2. O primeiro apresenta zoom digital da câmara 3x e o segundo 4 x.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na HTC os exemplos também são mais do que um. A aposta nos 8 megapixéis acontece no Titan, que além disso oferece lente F2.2, flash de LED duplo e sensor BSI (para capturas otimizadas em ambientes pouco luminosos). A mais recente versão do Sensation (a XL) também apresenta uma câmara com características idênticas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Também vamos citar dois modelos para a LG, lançados recentemente no mercado português: O LG Maximo 2x e o LG Prada 3.0, com flash LED e AutoFocus.

Da Samsung sugerimos como hipótese o Galaxy S III, que ainda não foi oficialmente apresentado, mas cujas principais características já estão publicadas online.

Entre as marcas mais populares de smartphones, também não podemos deixar de mencionar o iPhone 4 S da Apple.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Com algum historial de investimento nas câmaras fotográficas, a mais recente aposta da Sony Ericsson vai além dos 8 megapixéis que durante estes últimos meses parecem ter servido de medida para a integração de tal recurso.

O Xperia S, o primeiro modelo apresentado depois de a fabricante japonesa ter comprado a parte da empresa sueca, traz antes 12 megapixéis como referência. Será que, com o anúncio da Nokia, a fasquia dos pixéis vai voltar a subir?

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé