O custo dos combustíveis não pára de aumentar e os recursos financeiros das famílias continuam a diminuir, mas olhando para o trânsito que em cada início e final (e às vezes nos terços, nos quartos e no meio) do dia circundam as principais cidades portuguesas parecemos estar a muitos quilómetros dessa realidade.

Por isso, se é dos poucos que, apesar da subida louca do preço da gasolina e do gasóleo, continua a resistir aos transportes públicos, esta Sugestão é para si. Ninguém está, com certeza, mais interessado em saber se tem "luz verde" para avançar em direcção a casa ao final de um cansativo dia de trabalho. Antes de se "meter à estrada" espreite o trânsito online.

Há para todos os gostos: com sinalética semafórica, por escrito, com alternativas, em mapas, por região, com câmaras ou com informação em rodapé. Importa, sobretudo que os dados sejam actualizados com a maior frequência possível, uma vez que em cinco minutos, ou até menos, muita coisa pode acontecer no e ao trânsito.

Podemos dizer que a Brisa e o organismo público Estradas de Portugal são dois sites incontornáveis para quem necessita deste tipo de informação. Ambos apostam na visualização através do mapa de Portugal e, à medida que os utilizadores passam com o cursor sob os pontos assinalados, de cores diferenciadas, surgem legendas que traduzem a situação naquele momento.

Além da informação escrita, nestes dois sites tem acesso a várias câmaras localizadas em pontos estratégicos das principais estradas nacionais, sendo possível definir uma câmara ou um conjunto de câmaras favoritas, para os locais consultados com mais frequência.

Fazendo eco do que se passa na frequência modelada, as rádios online são uma alternativa de peso para quem quer saber das filas, acidentes, obras e demais obstáculos a uma circulação automóvel serena e atempada. É o caso da Comercial, da Rádio Renascença, da RFM ou da TFS.

Portais como o Sapo ou o IOL também poderão ser um recurso a considerar para dar uma "espreitadela" ao trânsito, pois costumam reservar um cantinho das suas homepages para prestar este tipo de informação, que na maior parte das vezes depois é mostrada com mais pormenor em páginas internas.