Não é a primeira vez que falamos de tecnologia, não propriamente" automóvel", mas para automóveis. Prevalecentes por si próprios, os dois conceitos também fazem sentido combinados, desde a conceção do veículo, à condução efetiva.

Na Montra TeK: Carros cada vez mais tecnológicos demos-lhe conta da integração de ligações à Internet, de visores dos computadores de bordo substituídos por ecrãs LCD tácteis, de aplicações de gestão do consumo doméstico de energia para quem tenha carros elétricos, ou mesmo de projetos que preveem a troca de informação entre o sector automóvel e o aero-espacial.

Na sugestão de hoje mostramos-lhe algumas das mais recentes novidades anunciadas, no que diz respeito à integração de tecnologias de informação e comunicação em veículos de quatro rodas e que pretendem tornar a condução mais agradável ou auxiliá-la em termos de segurança.

É neste último sentido que a Ford anunciou uma nova tecnologia que pode bloquear a entrada de chamadas telefónicas e de mensagens escritas, e foi desenhada a pensar nos pais que querem incentivar os seus filhos a conduzirem com mais segurança.

A nova funcionalidade denomina-se Do Not Disturb e é apresentada como a primeira deste género na indústria, fazendo parte da chave programável MyKey.

A Do Not Disturb funciona bloqueando a receção de chamadas telefónicas ou SMS de um telefone emparelhado por Bluetooth, desviando as chamadas para o correio de voz e guardando as mensagens de texto no aparelho para serem lidas mais tarde.

A tecnologia MyKey da Ford permite igualmente aos proprietários programar uma chave especial que pode também restringir a velocidade máxima do veículo a 140km/h e limitar o volume do rádio. Além disso, incentiva o uso do cinto de segurança, fornece um aviso antecipado de baixo nível de combustível e poderá ser programado para soar um aviso sonoro em pontos definidos entre os 70 e os 100km/h.

Além da funcionalidade Do Not Disturb e da solução MyKey, a Ford tem apostado noutras tecnologias destinadas a proteger condutores e ocupantes.

O Ford Focus, por exemplo, integra a tecnologia Travagem Activa em Cidade a Baixa Velocidade, desenhada para ajudar o condutor a reduzir os danos causados por impactos ou potencialmente evitar por completo uma colisão.

Esta tecnologia recebeu recentemente um prémio Euro NCAP Advanced, assim como a tecnologia de Ajuda a Manutenção de Faixa que utiliza uma pequena câmara virada para a frente, para detetar se o veículo se desvia para fora da sua faixa, e aplica uma pequena correção para colocar o veículo de volta ao seu caminho.

Brevemente a Ford irá introduzir na sua gama europeia, e pela primeira vez na indústria, cintos de segurança traseiros insufláveis. Relativamente à MyKey, a solução estará também disponível no Ford Fiesta a partir de 2012 e, em seguida, em todos os outros modelos dos outros segmentos. Espreite o vídeo disponível no YouTube.

Dando resposta à cada vez maior dependência do acesso a informação e da constante procura de ligação a fontes externas, assim como da necessidade de centralizar várias dados no automóvel a Toyota integrou um novo sistema multimédia Toyota Touch & Go na nova geração Yaris.

Com acesso à Internet, a plataforma de navegação permite aos utilizadores fazer pesquisas no Google Local Search quando emparelhada com um telemóvel compatível. Em complemento, e utilizando o Google Maps, os destinos podem ser colocados remotamente a partir de casa ou do escritório, assim como inserir pontos de interesse descarregados e definidos como destino.

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No futuro será possível fazer o download de aplicações específicas para o sistema Touch & Go que permitirão consultar preços de combustíveis, condições climatéricas ou informações sobre parques de estacionamentos, assegura a Toyota.

Para além destes atributos, o sistema também quer reforçar os padrões de segurança no manuseamento do telemóvel. Graças à conectividade por sistema bluetooth, o Touch & Go permite visualizar a agenda de contactos (podendo utilizar moradas como destino para o sistema navegação), a listagem das últimas chamadas efetuadas, recebidas e perdidas, assim como ler SMS e responder através de mensagens pré definidas, para além da capacidade de redação de mensagens originais.

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A solução também agrega várias funções como computador de bordo, a possível personalização de parâmetros do automóvel, assim como a ligação entre vários elementos portáteis, como os telemóveis para leitura de música streaming via bluetooth ou outros leitores de música através da entrada USB.

Outra das inovações neste novo automóvel está na incorporação de uma câmara traseira de apoio ao estacionamento crucial nas manobras de marcha atrás, reforçada com a projeção no ecrã táctil policromático de 6,1 polegadas.

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A Renault também tem novidades neste campo, tendo anunciado na Feira Automóvel IAA em Frankfurt, em setembro, uma parceria com a TomTom para a integração de um sistema de navegação especialmente desenhado para veículos elétricos, lançado no modelo Renault Fluence Z.E

O Carminat TomTom Z.E. LIVE recebe informação do estado atual da bateria, utilizado para determinar o alcance disponível do veículo. A informação é apresentada no ecrã do aparelho, com indicação do percurso possível consoante a bateria disponível e ainda a rota incluindo as estações de recarga.

A pensar nos condutores ambientalmente mais responsáveis, o sistema faculta-lhes ainda as rotas mais ecológicas até ao seu destino.

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Disponibiliza também informação e localização da melhor estação de recarga (de entre as mais de 5.000 espalhadas por toda a Europa), fornecendo a listagem mais atual sempre que o utilizador ligar o seu cartão SD ao computador.

Na mesma feira, a Nokia apresentou a Car Mode, uma aplicação independente, otimizada para a utilização de smartphones Nokia em automóveis, concebida para "evitar distrações dos condutores".

A aplicação possui uma interface de utilizador que simplifica o acesso e a utilização do Nokia Drive (navegação automóvel orientada por voz com o Nokia Mapas), música e chamadas de voz, durante a condução.

O Nokia Car Mode, desenvolvido em Qt, estará disponível para download através da Loja Ovi no último trimestre de 2011, para dispositivos Nokia baseados em Symbian Belle - incluindo o Nokia 600, Nokia 700, Nokia 701 - e o Nokia N9.

Por última chamamos a atenção para um projeto europeu eCall, que recentemente viu dado mais um passo para a sua implementação, com a adoção por parte da Comissão Europeia de uma recomendação aos Estados-membros.

O objectivo do eCall, com o qual Portugal se comprometeu já em 2007, é permitir aos automóveis estabelecerem uma chamada direta para os serviços de emergência.

O sistema é instalado nos veículos e liga automaticamente para o número de emergência único europeu, o 112, em caso de acidente grave, comunicando aos serviços de emergência a localização do carro.

Nota de Redação: Corrigida uma gralha.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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