A integração de sensores de fotografia de maior qualidade nos smartphones de gama média e topo de gama está a multiplicar as oportunidades para os fotógrafos casuais, mas é habitual que os resultados fiquem muito aquém do desejado.

Não é apenas a qualidade (ou o número de megapixéis) do sensor que interessa para conseguir captar o momento, mas também a velocidade, a lente e o flash, em situações de fraca luminosidade. E os smartphones ainda têm dificuldade em conjugar a "mistura" ideal.

Mesmo assim, os números provam que os telemóveis são cada vez mais usados para captar fotos e vídeos no dia a dia, juntando a comodidade à oportunidade do momento. Por isso o melhor é investir em soluções que ajudem a dar um toque especial nas imagens e que melhorem o resultado final, mesmo que a qualidade não se aproxime de uma foto captada com uma reflex.

São muitas as aplicações disponíveis para descarregar e instalar no telemóvel que ajudam a transformar o resultado da fotografia numa obra prima (ou quase). Entre ferramentas gratuitas e pagas - mas baratas - reunimos aqui algumas das que pode usar para surpreender amigos e família.

Se tem um iPhone, um iPad ou um dispositivo Android a aplicação Instagram é um óptimo sítio para começar a melhorar a qualidade das suas fotos. A aplicação foi protagonista de uma aquisição "milionária", e a popularidade do serviço, que conta com "adesões" de muitas celebridades, ajuda a tornar o Instagram um fenómeno e um dos principais "contribuidores" para a publicação de fotos na web e nas redes sociais.

Segundo dados da empresa, mais de 15 milhões de utilizadores já usam o Instagram para juntar filtros e transformar as imagens, partilhando-as depois em vários locais. A aplicação já está disponível para iPhone e Android.

[caption]Instagram[/caption]

Os "profissionais" da fotografia têm também de espreitar o Adobe Photoshop Express que ajusta algumas das funcionalidade de tratamento de imagens do programa da Adobe às características do iPhone. Mas também ajustado à utilização fácil e rápida, como desejável nestas plataformas, com possibilidade de partilha quase directa. Há também uma versão para Android.

[caption]Adobe Photoshop Express[/caption]

Ainda na lista de aplicações gratuitas para a plataforma da Apple pode juntar o Photosynth da Microsoft, que permite colar automaticamente várias imagens para conseguir uma panorâmica brilhante.

[caption]Photosynth [/caption]

Se tem um Android não desespere: há também muitas soluções para melhorar as suas imagens, mesmo que a câmara não seja das mais fantásticas. O picpl é uma das recomendadas por especialistas e garante o acesso a 15 ferramentas de edição, gratuitamente.

[caption]picpl[/caption]

Para dar um toque de cor em imagens a preto e branco experimente o Photo Art - Color Effects. Há 28 efeitos disponíveis e 12 tipos de pincel para pintalgar alguns motivos da foto. Mas não abuse para não perder o efeito artístico desejado...

[caption]Photo Art[/caption]

E no Windows Phone? Embora o número de aplicações para a plataforma da Microsoft seja bastante mais modesto há pelo menos meia dúzia de apps básicas de fotografia por onde escolher. Nós preferimos o Thumba Photo Editor, mas tem de pagar 99 cêntimos.... Conta com mais de 70 ferramentas de edição e ajuste de efeitos nas fotos, e está totalmente integrado com a galeria de imagens do sistema operativo, permitindo igualmente fazer fotos panorâmicas.

[caption]windows phone Thumba Photo Editor[/caption]

Caso não queira esticar-se a gastar "tanto", experimente a versão light do Fantasia Painter, que é gratuita, e permite pintar as imagens, com recurso a 28 pincéis, e adicionar alguns efeitos. Mas com moderação ou a fantasia pode aproximar-se de alguns efeitos psicadélicos...

[caption]Fantasia Painter[/caption]

Uma última sugestão para quem tem BlackBerry e se recusa a limitar a sua utilização a aplicações profissionais: o Photo Studio pode transformar mesmo as fotografias mais "cinzentas" em pinceladas de alegria. Há mais de 70 efeitos disponíveis e, se não chegar, pode sempre recorrer às molduras e colagens, embora nem todas primem pelo bom gosto...

[caption]Photo Studio[/caption]

Se na sua lista de aplicações favoritas tem outras sugestões, não hesite também em partilhá-las com os leitores do TeK.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: este artigo foi originalmente publicado em janeiro de 2012.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.