Natal é tempo de estar com a família, de comer bacalhau, sonhos e rabanadas. É tempo de ficar com a sala cheia de papéis de embrulho e de ter dificuldade em mandar as crianças para a cama, tal é a emoção dos presentes.



Com tanto para fazer, o mais certo é serem dias em que a animação não falta, mas se a meio caminho entre a consoada e o dia de Natal propriamente dito achar que a família precisa de foco numa atividade de grupo, vale a pena saber que alternativas o televisor lá de casa pode ter para oferecer.



O domínio dos jogos continua a ser das consolas e do PC, mas cada vez mais a TV (paga) sai do seu universo tradicional de programação e disponibiliza um conjunto de conteúdos e aplicações que podem ajudar a animar as hostes num serão ou numa tarde em família.



Fizemos uma ronda pelos principais serviços de TV por subscrição e também falámos com os fabricantes de televisores que já disponibilizam conteúdos no mercado português, para os seus equipamentos com ligação à Internet. Aqui ficam os resultados!



A PT apresentou ontem uma proposta à medida da quadra, com o lançamento de uma nova aplicação interativa a partir da qual ficam à disposição dois dos serviços de maior sucesso na plataforma Meo: o Meo Karaoke e o Meo Videostar. A aplicação, acessível para todos os clientes com Meo Box, permite aceder aos catálogos dos dois serviços de forma integrada, criar playlists com as músicas favoritas do utilizador, pesquisar por artista e música ou conhecer os temas mais cantados.



A utilização destes serviços é paga - tem um preço mensal a partir dos 2,5 euros - mas é possível experimentar antes de subscrever. As músicas disponíveis para quem pretende despistar (ou agarrar) uma possível carreira artística antes mesmo de subscrever o serviço são, claro está, de Natal.

[caption]Karaoke[/caption]

A Vodafone destaca como alternativa à grelha de programação e aos mais de 2 mil filmes disponíveis na área de videoclube, a área de jogos. Aqui pode propor desafios de Mastermind, Sudoku ou Paciência aos familiares, sem necessidade de deixar de ver um canal de TV em simultâneo… é tudo uma questão de testar a paciência da audiência.

[caption]Vodafone[/caption]

De regresso aos filmes, na área de videoclube do Vodafone Tv Net Voz vai poder encontrar também uma curta-metragem do filme Smurfs - Um conto de Natal, que pode ser vista gratuitamente (uma oferta que a Optimus Smart TV também está a promover). O filme completo estreia só em janeiro no videoclube.



Até amanhã a operadora oferece mais borlas no serviço de TV, abrindo gratuitamente o acesso aos canais TV Cine. Já entre 26 e 30 de dezembro os clientes com acesso a uma oferta de 70 canais podem ver 100.



Até 6 de janeiro a Zon também segue a mesma estratégia e abre o acesso aos canais infantis a todos os clientes do cabo e do satélite. Nos filmes (canais TVCine e TV Series) a empresa fez o mesmo, mas o período de vigência foi mais curto e termina antes do fim de semana do Natal (23 de dezembro).



Nos jogos a empresa também oferece algumas opções aos clientes Zon Iris, como o Tetris, que pode ser encontrado na área dos widgets, acessível através do portal. Para os mais novos há o Zon Kids.

[caption]Zon[/caption]

A operadora garante que esta secção do seu serviço de TV reúne mais de 50 conteúdos exclusivos, para brincar e aprender. Cabem aqui uma área de karaoke, jogos, atividades didáticas, um catálogo de 700 desenhos animados (Kids Ilimitado, que custa 5 euros mensais) e histórias para ir dormir e não só.




A área dedicada às crianças é aliás uma das principais apostas dos operadores na missão de diversificar a oferta de conteúdos associada às suas plataformas de televisão. Também é assim no Meo e na Optimus.



O Meo Kids leva para a TV uma boa parte da oferta de conteúdos agrupada com designação idêntica no SAPO (SAPO Kids), integrando jogos, notícias, atividades e um conjunto de propostas interativas que vale a pena espreitar pela diversidade e qualidade.



Seguindo para a oferta da Optimus, o espaço dedicado às crianças é o Kids Club, onde há jogos jogos, karaoke e um top dos filmes infantis mais vistos, aplicações e serviços que a operadora destaca neste Natal como potencialmente úteis para o entretenimento em família.

[caption]Clix[/caption]

Quem usa um televisor com ligação à Internet tem à disposição um leque de opções ainda maior, no que se refere aos conteúdos. As empresas que comercializam estes equipamentos têm lançado lojas de aplicações e plataformas que procuram aumentar os argumentos que justificam o investimento do consumidor numa TV mais cara.

[caption]NetCast da LG[/caption]
Menu de jogos da plataforma NetCast da LG.



A Samsung é provavelmente a marca que já deu passos mais consistentes na adequação da sua Smart TV ao mercado nacional, foi pelo menos quem começou a fazê-lo mais cedo (anunciando as primeiras parcerias de conteúdos com empresas portuguesas), mas não é a única.

[caption]Samrt TV[/caption]

A LG conta também já com uma oferta interessante, que mistura aplicações nacionais e internacionais, acessíveis a partir de um menu no ecrã. A Toshiba arrancou mais tarde mas segue pelo mesmo caminho e também já tem acessível para os clientes em Portugal o Toshiba Places, um portal que agrega conteúdos em diversas áreas, incluindo jogos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira