Estão a chegar ao mercado português novos televisores de alta gama e eletrodomésticos da Samsung. A marca pretende que estes sejam cada vez mais interativos e interoperacionais no seu ecossistema inteligente SmartThings. A aposta na inteligência artificial Samsung AI é cada vez mais saliente no seu catálogo de equipamentos para 2025, como ficou patente numa apresentação aos meios de comunicação.

Segundo Alan Cunha, “master trainer” da Samsung, especialista dos produtos ligados a televisores e eletrodomésticos da marca, o ecossistema SmartThings está cada vez mais interligado e abrangente nas casas inteligentes. E já ultrapassam a oferta da fabricante, expandida aos diferentes parceiros.

Em termos de números, a plataforma somou entre 2014 e 2025 cerca de 369 milhões de utilizadores, tendo atualmente 340 parceiros de outras marcas compatíveis com o SmartThings.

Samsung televisores e eletrodomésticos 2025
Samsung televisores e eletrodomésticos 2025

Ao todo tem mais de 166 milhões de equipamentos de todas as marcas ligados no ecossistema. O sistema é compatível com as diversas formas de ligação, seja por Wi-Fi, Matter, Zigbee, Thread e outras, e conta com parceiros como a AEG, LG, Grundig, Philips, entre outras marcas compatíveis.

A Samsung salienta três principais benefícios do ecossistema SmartThings. O primeiro é a facilidade de utilizar e configurar, esmo quem não esteja por dentro da tecnologia. Quando liga o equipamento recebe uma notificação, bastando ler o código QR para o adicionar à plataforma. E este sistema permite que todos os elementos acedam aos equipamentos de forma personalizada, aponta Alan cunha. Dá o exemplo de quando aluga uma casa, já não precisa de ter uma chave no correio, as fechaduras inteligentes abrem com o tal código QR.

Outro benefício é a poupança de energia, graças ao sistema AI Energy Mode, em que as automatizações permitem economizar energia sem afetar as rotinas e desempenho dos equipamentos. Este adapta-se à automatizar rotinas para poupar tempo e energia. Por exemplo, o acesso a dados de meteorologia ajuda a compensar os equipamentos, por exemplo, um frigorifico quando abre e fecha várias vezes, sabe quando tem de compensar.

Veja na galeria imagens dos televisores e eletrodomésticos da Samsung para 2025:

O mapeamento 3D da casa na aplicação SmartThings é outro elemento destacado. Cada divisão da casa é apontada e os respetivos aparelhos inteligentes. E caso tenha um aspirador robot da Samsung, este faz o mapeamento automaticamente, incluindo o local onde estão as mobílias e cadeiras. Dessa forma, o televisor acaba por ser uma central para controlar os equipamentos da casa ou mesmo pedir um assistente de reparações a partir da plataforma.

Ainda de forma generalizada, nas máquinas de lavar da Samsung, o sistema inteligente consegue lavar a roupa a frio, diminuindo a energia gasta a aquecer para obter as temperaturas habituais. Também tem dispensadores automáticos de detergente, que doseiam de forma inteligente as porções mediante a quantidade de roupa.

Há também o fator de “cuidado com quem ama”, como a Samsung refere, a capacidade do sistema SmartThings ser um hub inteligente que ajuda a lembrar a tomada de medicamentos ou mesmo responder a eventuais situações de emergência. Pode controlar o ambiente dos equipamentos mais perigosos para os pequenos e se tiver animais de estimação, estes permitem a monitorização e entretenimento para os mesmos.

Um aparelho não é apenas um aparelho

Uma das mensagens que a Samsung tentou passar é exatamente a dupla ou tripla funcionalidade que um eletrodoméstico tem da sua nova gama. A fusão de tecnologias é cada vez mais evidente. Ter um ecrã de um tablet no frigorifico nem é nada de novo, mas são cada vez mais as opções disponíveis, que vão das tradicionais listas de compras, à possibilidade de fazer e receber chamadas telefónicas. Ou se preferir, aceder a conteúdos multimédia como filmes ou música. Os frigoríficos têm colunas de 45 W e podem receber conteúdos em streaming do televisor ou smartphone.

Samsung televisores e eletrodomésticos 2025
Samsung televisores e eletrodomésticos 2025

Como explicou Alan Cunha ao TEK, “o conceito da Samsung é evoluir a sua tecnologia criando soluções para saciar necessidades. Quando desenvolve um televisor, para a Samsung é algo mais, é um controlo de casa digital, a possibilidade de criar uma rotina para ajudar a família, ou ter a melhor tecnologia para jogar. Por isso, para a Samsung nunca será apenas mais um televisor”.

É dado o exemplo de uma simples barra de som, que não se trata apenas de algo para amplificar e melhorar a qualidade de áudio de um filme. Este é um aparelho inteligente que debita notificações importantes, tal como a hora de tomar os medicamentos. Ou um aspirador robot que pode servir de “ama” de um animal de estimação, rastreando-o pela casa e até filmá-lo.

A dualidade de utilizações é transversal na restante coleção de eletrodomésticos. Alguma vez imaginou atender uma chamada de telefone numa máquina de lavar roupa? Os modelos da Samsung também passam a incluir essa possibilidade. E falando da nova linha Bespoke e eletrodomésticos apresentados anteriormente, estes são cada vez mais inteligentes. Um frigorifico que assinala dos alimentos que passaram da data de validade e até envia notificações para o smartphone ou smartwatch.

Os modelos atuais ainda requerem atualizações dos alimentos manualmente, mas as novas versões que ainda não têm data de chegada a Portugal já usam câmaras na porta para que possa fazer um scan como no supermercado e registar automaticamente os dados elementos. E claro, as sugestões de receitas, mediante os ingredientes no frigorifico, mas também da dispensa caso os introduza também. E considerando o sistema conectado, caso detete que tem um forno inteligente na configuração da cozinha, as receitas refletem também assados e outros.

Podem parecer detalhes, mas as portas dos frigoríficos já abrem através de comandos de voz ou com simples encostos, ideal para quando tem as mãos ocupadas ou sujas e pretende aceder ao interior. Alan Cunha diz que os frigoríficos têm barras de som da AGK, a marca de auscultadores da Samsung. Depois há uma versatilidade no uso dos modelos americanos de duas portas. Pode transferir a energia de um lado para o outro e transformar o frigorifico num congelador quando vai de férias. Ou simplesmente desligar a parte de frigorífico e manter o congelador para poupar energia, já que estes trabalham de forma independente. O ecrã dos frigoríficos dá outras informações úteis, incluindo o estado de bateria dos equipamentos interligados na casa, como aspiradores portáteis.

Samsung televisores e eletrodomésticos 2025
Samsung televisores e eletrodomésticos 2025

Entre os eletrodomésticos inteligentes foram ainda mostrados a máquina de lavar Bespoke AI Laundry Combo, um 2-em-1 que lava e seca a roupa. Esta pretende ajudar a poupar água e energia, mas também os detergentes, com os seus recipientes com doseadores. Cada um dá para 17 doses de detergente e 15 de outros compostos, sejam amaciadores ou aditivos. O sistema hidráulico limpa os canos e recipientes para que durem mais tempo e um gigantesco filtro para armazenar o cotão. Tanto a máquina de lavar como a parte de secar trabalham de forma independente e pode desligar cada um deles.

Também o forno Dual Cook permite cozinhar em dois compartimentos isolados, com temperaturas diferentes, ou juntar tudo de forma convencional. Já o aspirador portátil Bespoke também usa IA para ajustar o poder de sucção mediante a superfície, seja um soalho ou alcatifa. Ao mudar também poupa energia e oferece uma bateria com mais autonomia, até 60 minutos, explicou Alan Cunha. Por outro lado, este aspirador tem a mesma tecnologia das baterias de um Samsung Galaxy S25, prometendo 500 ciclos e no fim ainda ter a capacidade de carga de 70%.

Televisores partilham tecnologia com o smartphone Galaxy S25

A nova linha de televisores da Samsung é outro exemplo de como a evolução da tecnologia caminha de forma mais inteligente e inspirada em outros equipamentos da marca. Para o gaming, os televisores beberam tecnologia dos monitores Odyssey e a nível de IA, o seu NPU é o mesmo do Galaxy S25. Não apenas herdou a capacidade de IA, como até ao nível da interface são cada vez mais próximos.

Como explicou ao TEK, Alan Cunha diz que os equipamentos buscam o melhor de cada segmento. “O que melhor tem no telemóvel, a Samsung procura introduzir algumas funções no televisor. O que existe de melhor nos monitores profissionais para jogar, passa a ter também nos televisores. Essas tecnologias fazem parte de uma troca, uma mistura entre áreas da Samsung que trabalham juntas”.

A Samsung pretende afastar-se de um conceito que foi a própria a cunhar com o primeiro modelo de Smart TV em 2011. Agora é a AI TV a designação para os seus novos modelos. E dá o exemplo como o assistente inteligente Bixby consegue identificar as cenas dos filmes e não apenas dá o nome dos atores em cena, como analisam as roupas e objetos, listando marcas e nomes caso queira procurar online. Funcionalidade, obviamente, herdada do novo Galaxy S25.

Samsung televisores e eletrodomésticos 2025
Samsung televisores e eletrodomésticos 2025

A IA ajuda ainda a construir o perfil de cada utilizador da casa, pelos conteúdos que assiste ajuda a fazer recomendações, sejam filmes, séries, desporto, música ou gaming. O feed de sugestões será diferente para cada membro da casa, desde o casal, às diferentes idades dos filhos.

A empresa destaca a linha de televisores 8K, com upscaling baseado em 768 redes neurais, suportado pelo processador NQ8 AI Gen3, unidade de NPU semelhante ao do seu smartphone topo de gama. O novo One Ui 7 é agora transversal entre o smartphone e o televisor. Os novos ecrãs utilizam tecnologia Glare Free, que como o TEK reparou não têm qualquer reflexo incómodo. É ainda referida a possibilidade de transmissão de conteúdos de uma caixa em streaming com qualidade 8K e Dolby Atmos sem perder qualidade. Um sistema que elimina cabos, sem problemas de latência. Foi demostrada a projeção de um jogo da PS4, destacando que funciona mesmo como consolas e equipamentos mais antigos.

Os modelos novos são a QN99F e a QN950F, assim como a Metal Frame 8K, o televisor que passa imagens de arte quando não está a ser utilizada. Até neste modelo há uma pitada de IA, com a possibilidade de os utilizadores produzirem as suas próprias obras de arte através de prompts.

Outra novidade é que os smartwatchs da Samsung, a partir do Watch 4 podem funcionar como ponteiro de rato para os modelos de TV de 2025. Pode fazer gestos como abrir e fechar a mão ou fazer movimento de pinça para interagir com os menus.

Samsung televisores e eletrodomésticos 2025
Samsung televisores e eletrodomésticos 2025

Os modelos começam nos 120 Hz até 240 Hz, buscando a tecnologia dos monitores Odyssey para oferecer imagens de gaming mais fluídas. O televisor tem também 12 altifalantes, quatro em cima, dois de lado e seis na base, calibradas pela Harman Kardan. E ainda pode ligar as barras externas e obter áudio no formato Synphony. O sistema Quantum Dot garantiu também o selo de certificação da Pantone para a calibração das cores, garantindo a reprodução das cores originais dos conteúdos, segundo a marca.

Quanto aos modelos que já estão à venda em Portugal, os modelos Neo QLED 8K, com a caixa wireless One Connect está à venda a partir de 3.499 euros. Os modelos Neo QLED 4K pode encontrar a partir de 1.099 euros. Os OLED podem ser comprados a partir de 1.549 euros, em tamanhos de 85, 90 e 95 polegadas. As QLED 4K começam nos 749 euros e as Crystal UHD a partir de 460 euros. Por fim, o modelo The Grame começa nas 43 polegadas por 1.349 euros. Junte-se ainda ao catálogo duas barras de som, na série Q a parti de 549,99 euros e a série B a partir de 229,99 euros.