A IBM comemora amanhã os 100 anos de vida, tornando-se a primeira empresa de tecnologias de informação a atingir este marco. Pelo caminho muitos acontecimentos marcaram a história e a vida da empresa, transformando-a naquilo que é hoje.

Em 1911, quando nasceu a IBM (International Business Machines) era Computing Tabulating Recording Company. Fazia a junção de três empresas, a Tabulating Machine Company, nascida em 1896 - e que se impôs pela introdução de uma solução inovadora para analisar os dados dos censos, nos Estados Unidos; a International Time Recording, dedicada a registadores mecânicos de tempo e a Computing Scale, de instrumentos de aferição de peso.

[caption]logótipo da IBM em 1911[/caption]


Três anos mais tarde Thomas Watson assumiu a presidência da empresa e introduziu um modelo de gestão inovador para a época.



Os primeiros resultados da nova gestão não demoraram a chegar e muitos foram os contributos de relevo que no último século a IBM deu à indústria das tecnologias.

Fazendo a sua própria cronologia, a IBM recua 70 anos para recordar o invento da máquina de escrever, numa década que foi de ouro para a empresa, ou não tivesse também acolhido a sua participado na missão da Apollo 11 que levou o homem à lua, através de uma colaboração com a Nasa.

Da mesma lista de acontecimentos marcantes na vida da empresa, que pode consultar abaixo, fazem parte outros momentos importantes, como o lançamento do computador pessoal IBM em 1981, um equipamento que marcou tendências.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Anos depois a fabricante voltou a fazer história na mesma área, com o lançamento da linha de portáteis ThinkPad, que a partir de 2005 passou a ser explorada pela Lenovo, que comprou a divisão de PCs da IBM nessa altura.








As marcas da IBM na história das TIi



1961 - Criação da máquina de escrever.



1969 - Levou o Homem à Lua, em 1969, ao participar no projecto Apollo 11 com a NASA.


1969 - Criação da banda magnética.



1971 - Introdução da disquete, durante muito tempo foi a única forma
de transportar informação digital.


1973 - Introdução do código de barras. Esta invenção da IBM, com aplicação universal, surgiu em
1973, revolucionando a tecnologia industrial e a experiência do próprio
consumidor.

1981 - Introdução do computador pessoal IBM em 1981 - o famoso IBM PC que na altura se
tornou standard de mercado e o popular ThinkPad em 1992.


1987 - Surgimento da Internet. Na base está um projecto entre a IBM e a US.National Science
Foundation e parceiros da MCI e da Merit, para ligar as universidades norte-americanas a
centros com supercomputadores.


2005 - Mapeamento da Árvore Familiar da Humanidade, em parceria com a National Geographic.


2011 - Apresentação do Watson. Designação de um sistema de super computação constituído
por um supercomputador associado a um software analítico de alto desempenho. Vencedor do
concurso norte americano Jeopardy!

[caption]IBM PC - 1981[/caption]



Em Portugal a comemoração do dia do centenário acontece já hoje e junta mais de 300 funcionários portugueses aos restantes colaboradores do grupo norte-americano, nos 170 países onde a companhia está presente.



Por cá ainda que as comemorações antecipem a data, o mote é igual àquele que anima o centenário da Big Blue no resto do mundo: Day of Service. A empresa opta por assinalar a data com um dia de voluntariado que em Portugal acontece em Cascais, no Porto e em Braga.



Formação em TI; limpeza de área florestal do Parque Natural Sintra-Cascais; pintura e requalificação de espaços exteriores do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal ou a remodelação do Pavilhão Gimnodesportivo do Centro Juvenil da Campanha, no Porto, são algumas das iniciativas que integram a agenda.



As origens da IBM Portugal



Recuar às origens da IBM em Portugal não exige tanto como para recuar aos primórdios da companhia a nível mundial, mas também os anos de história por cá já são muitos. A IBM Portugal nasceu em 4 de Novembro de 1938, com a denominação social "Sociedade de Máquinas Watson (Portugal) S.A. só em 1949 alterou o nome para Companhia IBM Portuguesa.



Com o fim da segunda guerra mundial a divisão portuguesa da companhia assinou vários contratos para instalação de vários conjuntos mecanográficos. As Companhias Reunidas de Gás e Electricidade, que uns anos mais tarde convergiram na EDP, foram o primeiro cliente de equipamentos de mecanografia 13 da IBM em Portugal. O contrato transformou-se aliás numa referência na companhia, a nível europeu.




Ainda na década de 50 a IBM Portugal assinaria outro contrato de relevo. Desta vez com a Hidro Eléctrica do Cávado que encomendava o IBM 650, na altura uma referência para cálculos científicos, ainda que pouco elegante. A máquina pesava 892 Kg e media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m.



Suportada por menos de duas dezenas de trabalhadores a meio da década de 50, a IBM Portugal cresceu depressa e no início da década de 70 já tinha mais de 400 empregados. Hoje tem 1.300, na maioria alocados às áreas de serviços.



Da Rua Augusta em Lisboa, que viu nascer a companhia em Portugal, os colaboradores da empresa também já tiveram como sede a Rua Duque de Palmela no Porto. Na década de 70 o quartel-general da IBM Portugal voltou a Lisboa, fixando-se em Alvalade, e só em 2002 se passou para a actual sede, no Parque das Nações.



Pedimos ao responsável português da companhia para apontar os momentos mais relevantes nos mais de 70 anos da história da IBM em Portugal, aproveitando o momento. Em resposta ao desafio foram alinhados cinco eventos que, para José Joaquim Oliveira, ajudam a contar (e a fazer) a história da empresa em Portugal.



Os cinco marcos mais relevantes na vida da IBM Portugal … pela IBM Portugal



1948 - Instalação da primeira fábrica de cartões mecanográficos, na Rua Leite de Vasconcelos, em Lisboa. Este foi o ponto de partida para a assinatura de vários contratos com empresas de referência como as Companhias Reunidas de Gás e Electricidade, A Companhia de Carris de Ferro de Lisboa ou The Anglo Portuguese Telephone Company, por exemplo.



Anos 80 - A Companhia IBM Portuguesa possibilita a ligação das Universidades e Centros de Investigação portugueses à Rede EARN (European Academic and Research Network), a qual permite um contacto estreito entre investigadores de toda a Europa.



1990 - É instituído o Prémio Científico, que visa distinguir trabalhos de elevado mérito de investigação científica nas áreas das Tecnologias da Informação.



Julho de 2006 - Criação da BTO, em Braga: um centro internacional de referência na prestação de serviços a clientes internacionais. Actualmente conta já com 400 colaboradores, jovens licenciados seleccionados em universidades do norte.



Abril de 2010 - Criação do Centro de Estudos Avançados (CAS), em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O CAS, que beneficia da ligação a uma rede alargada de investigadores e cientistas dos laboratórios de investigação da IBM, tem como missão o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas da energia e utilities, transportes e cidades inteligentes, com aplicação nacional ou internacional.



Também perguntámos ao responsável máximo da IBM em Portugal, que está ligado à companhia desde 1970, ainda como estudante, o que trouxe a IBM aos dias de hoje e o que melhor a define, no contexto do século de vida que agora completa.



"Há seguramente uma marca que nos tem distinguido e que contribuiu decisivamente para sermos a primeira empresa do sector a concretizar cem anos: a nossa capacidade de adaptação constante às mudanças da economia mundial e da tecnologia, combinada com uma liderança global ímpar", defende José Oliveira.



"O tempo é, sem dúvida, o melhor teste à sustentabilidade de uma empresa e a IBM é disso mesmo exemplo. Mudamos sempre que o mercado assim o exige, procurando a melhor resposta, a melhor solução, a melhor forma de endereçar os desafios dos nossos clientes", conclui o responsável.


Para saber mais sobre os 100 anos de história da IBM pode também passar pelo site criado para assinalar a data, ou ver o vídeo preparado pela empresa.


Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.