![Sugestão TeK: Xbox chegou a Portugal há 10 anos](/assets/img/blank.png)
A Microsoft celebra esta semana os dez anos da Xbox no mercado europeu. A entrada em cena da primeira consola de entretenimento doméstico da gigante de Redmond deu-se a 14 de março de 2002, num segmento dominado pelas propostas das fabricantes japonesas Sony e a Nintendo.
Em Portugal foi assinalada com a abertura à meia-noite da loja Fnac no Colombo, onde os primeiros exemplares da consola de 128 bits foram colocados à venda.
Nos EUA estava disponível desde novembro de 2001, tendo sido vendidas 1.116.031 unidades até à data de lançamento na Europa, segundo os números da marca.
[caption][/caption]
A consola, produzida em colaboração com a Intel e a NVidia, integrava um processador baseado no Pentium III, leitor de DVD, disco rígido interno, porta Ethernet e quatro entradas para comandos, chegando com o objetivo de concorrer com a PlayStation 2, da Sony, e a Nintendo GameCube.
[caption][/caption]
Entre as fragilidades apontadas esteve o preço a que o equipamento foi colocado à venda (479 euros), considerado elevado, o que terá levado a fabricante a baixar drasticamente o valor, para os 299 euros, em finais de abril.
Por outro lado, o facto de a arquitetura da consola ser semelhante ao PC facilitou a rápida adaptação de jogos, ajudando a expandir um catálogo do qual se destacam nomes como Halo, uma saga que continua a marcar presença nos calendários de lançamentos de títulos para a consola.
Cerca de dois meses após o lançamento do primeiro modelo da consola na Europa, a Microsoft aproveitava a feira de videojogos de Los Angeles, E3, para apresentar ao mundo o portal que haveria de vir a permitir aos utilizadores da consola em todo o mundo comprarem títulos online e interagirem entre si: o Xbox Live.
O acesso à versão beta do portal passou a ser possível a 1 de setembro e a 15 de novembro foi oficialmente lançado. Em maio de 2003 contava com 350.000 utilizadores registados - mas só a 27 de janeiro de 2004 haveria de chegar à Europa.
Entretanto já a fabricante tinha lançado uma nova edição da consola na Europa, em verde translúcido, numa altura em que havia mais de 8 milhões de Xboxs vendidas em todo o mundo. A 31 de dezembro, a marca atualizava a contagem das vendas: 17.700.000 unidades tinham sido comercializadas a nível global. Atualmente, o número situa-se nos 108 milhões.
[caption][/caption]
Para além do verde, existiram mais duas edições transparentes da primeira Xbox, uma em azul (vendida apenas no Canada é na Ásia) e outra em branco, a Crystal edition, lançada em fevereiro de 2004.
[caption][/caption]
Sensivelmente um ano após a data, a 28 de janeiro de 2005, a empresa atingia os 5 milhões de unidades vendidas apenas na Europa. E em maio do mesmo ano mostrava na E3 a sucessora do sistema de entretenimento. Depois de lhe terem chamado Xbox Next, Xenon, Xbox 2, Xbox FS ou NextBox, ficou-se finalmente a saber o nome oficial da nova consola: Xbox 360.
[caption][/caption]
A novidade chegou primeiro às lojas americanas e canadianas, no final de novembro. Na Europa ficou disponível em dezembro. Trazia gráficos HD e ligação à Internet, para acesso ao Xbox Live - que contava então com mais de 2 milhões de membros e ganhava um Martkeplace, para comprar jogos e fazer download de conteúdos promocionais.
Em setembro de 2006 a empresa lançava a câmara Vision, trazendo funcionalidades de videoconferência para a Xbox 360, e acrescentava conteúdos vídeo para download ao marketplace do Live. Em novembro foi a vez dos adeptos dos jogos de corridas de carros ganharem um volante sem fios para o Forza Motorsport 2.
Abril de 2007 trouxe a Xbox 360 Elite, com um disco de 120 GB e "vestida" de preto - design que mantém atualmente, disponível em versões de 250 GB e 4 GB, a par de algumas edições especiais vendidas com jogos como Call of Duty: Modern Warfare 3 ou o Gears of War 3.
[caption][/caption]
Em setembro do mesmo ano foi apresentado um comando especial com teclado (Chatpad), para acompanhar o lançamento do Windows Live Messenger para a Xbox 360. Novembro ficou marcado pelo lançamento de um comando para os jogadores de Buzz.
[caption][/caption]
A grande revolução haveria, porém, de acontecer apenas em 2010, com o lançamento de um sensor capaz de interpretar os movimentos dos jogadores da consola e dispensar os comandos. De acordo com a Microsoft, os trabalhos tiveram início em 2008, sob a designação de Projeto Natal.
Depois de muitos rumores e expetativa, o acessório que haveria de tornar a Xbox 360 numa concorrente direta da Nintendo Wii, chegou finalmente às lojas europeias a 10 de novembro de 2010. Em Portugal foi colocado à venda por 149,99 euros e esgotou em 24 horas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários