Os modelos de smartphones retangulares têm dominado as ofertas das fabricantes de telemóveis desde que os equipamentos com teclas passaram à história, mas esta é uma realidade que a Samsung está a mudar com o investimento na inovação que os ecrãs dobráveis estão a trazer. Os novos Galaxy Z Fold3 5G e Z Flip3 5G são a prova de que esta é uma tendência que está para ficar.

Com ecrãs dobráveis, de alta qualidade e mais duráveis, os novos Galaxy Z Fold3 5G e Z Flip3 5G  são já a terceira geração de foldables da Samsung e ganham com a experiência das gerações anteriores, apresentando inovações estruturais, maior resistência e melhorias na experiência de utilização dos equipamentos. O resultado mede-se em novas formas de trabalhar, captar fotos e vídeos, assistir a conteúdos multimédia e jogar.

Mas o que pode mudar com o formato dos telemóveis? Na verdade muita coisa. Desde o modo como capta fotografias e vídeos ou faz videoconferências, até à forma como escreve uma mensagem ou email. Um ecrã pequeno que se “estende” para dar mais espaço às imagens, jogos ou textos faz toda a diferença no dia-a-dia, sobretudo quando lhe pode adicionar ainda a funcionalidade de uma caneta para selecionar conteúdos, escrever ou desenhar. Os novos modelos Galaxy trazem também mais informação para os ecrãs exteriores, para não ser obrigado a abrir várias vezes o telefone só para ver mensagens e notificações.

A versatilidade é grande e os casos de aplicação dos novos modos que os ecrãs dobráveis permitem são adaptáveis a diferentes estilos de vida. Imagine que está a caminho de uma festa, ainda no metro, e colocou o smartphone no bolso. Precisa de ver as horas ou verificar se tem uma mensagem e nem tem de abrir o Galaxy Z Flip 3 5G.

Mas se entretanto estiver a ver um vídeo no TikTok ou no YouTube vai gostar de ter um ecrã maior, onde pode até ter várias aplicações a decorrer em simultâneo no Galaxy Z Fold3 5G, num multitasking próximo do que consegue fazer no computador.

Entre os dois novos smartphones é natural que “o coração balance” e que seja difícil escolher à partida qual o modelo certo. Por isso pensámos em 4 perfis para poder ver de que modo os novos Galaxy Z Fold3 5G e Z Flip3 5G se adaptam a estilos de vida mais exigentes e flexíveis. Qual é o seu?

1 - Design em primeiro lugar

As cores e design arrojados do Galaxy Z Flip3 5G ajustam-se à medida de quem não tem tempo a perder e não quer passar despercebido. Há quatro cores à escolha – Cream, Green, Lavender e Phantom Black – que podem ser combinadas com as novas e elegantes ring grips e capas que criam estilos personalizados e tornam ainda mais fácil segurar e dobrar o telefone. E no site da Samsung encontra ainda cores explosivas, entre as quais o Gray, White e Pink.

E se estas não chegam há ainda um design adicional, desenvolvido com a Thom Browne, com o toque especial de cores que contrastam com o acabamento branco mate, encaixado em perfeita simetria com o corpo de vidro aerodinâmico. As zonas dobráveis prateadas brilhantes contribuem para a abordagem a um design único, melhorando os reflexos de luz, enquanto os acessórios de couro, com os seus detalhes finamente costurados.

2 - Todas as respostas na ponta do dedo, ou da caneta

Sonha com o som das notificações de emails e mensagens e corre para responder? O Galaxy Z Fold3 5G é claramente um modelo à sua medida, com as vantagens de um smartphone que estica o ecrã quando precisa de mais espaço, e multiplica janelas. O modo Flex vai permitir ter um ecrã de 7,6 polegadas para ler e responder a emails e apesar do ecrã ser mais brilhante também consome menos energia do que os modelos anteriores.

Se passa o tempo em videoconferências pode colocar o telemóvel aberto em cima da mesa, no modo Flex, com a imagem no topo do ecrã enquanto toma notas na parte de baixo. E com a Multi-Active Window pode gerir as aplicações que estão abertas e arrastar conteúdo ou criar atalhos.

A S Pen é a “cereja no topo” do Fold3 5G, trazendo para o smartphone uma das tecnologias mais veneradas na gama Galaxy Note, com a possibilidade de tomar notas ou controlar as aplicações com recurso à caneta, especialmente concebida para os ecrãs dobráveis.

3 - Um smartphone que vai a todo o lado (mesmo nas carteiras mais pequenas)

Quando está fechado o Galaxy Z Flip3 5G é suficientemente pequeno para caber dentro do bolso das calças, do casaco ou de uma bolsa “clutch” e por isso pode ir a qualquer lado. Mas o tamanho reduzido não encolhe as funcionalidades.

Quer captar uma fotografia de grupo sem ter de segurar no telefone? Fácil, com o modo Flex o smartphone mantém-se aberto e vê todo o enquadramento no ecrã, podendo arriscar em poses mais artísticas sem segurar o equipamento.

Se quiser nem precisa de abrir o telefone e pode tirar uma foto rápida a partir do ecrã exterior, com o modo Quick Shot melhorado. Basta clicar duas vezes no botão de ligar/desligar.

O ecrã exterior, o cover screen, é agora maior do que o modelo anterior e pode ver todas as notificações e mensagens sem abrir o Z Flip3 5G.

4 - Fã de conteúdo em tamanho alargado

Nem tudo é trabalho e quando chega a hora de descansar os vídeos e os jogos vivem melhor em ecrãs de maior dimensão. Com o ecrã Infinity Flex do Z Fold3 5G tem 7,6 polegadas para desfrutar dos filmes, séries ou da ação de jogos, com uma área maior de visualização e sem a interrupção do “buraco negro” da câmara frontal, que a Samsung disfarçou de forma sublime com a tecnologia de câmara Under Display.

Só depois de experimentar é que pode ver como o Z Fold3 5G se torna um companheiro ideal de momentos de entretenimento, com a combinação da qualidade de imagem, o scrolling mais suave dos 120Hz de taxa de atualização e a combinação com o som imersivo conseguido com as colunas estéreo com Dolby Atmos, onde a clareza e profundidade dos efeitos espaciais o transportam para dentro da ação.

Reconheceu-se em algum destes perfis? Como em tudo na vida, estes retratos instantâneos não estão limitados em fronteiras criativas e por isso podem ser multiplicados, misturados e reordenados à sua medida!

Galaxy Z Fold3 5G e Z Flip3 5G: um passo gigante na inovação

Construídos para durar, os novos Galaxy Z Fold3 5G e Z Flip3 5G têm pela primeira vez a certificação IPX8, de resistência à água, e por isso não tem de se preocupar com alguns pingos de chuva. A estrutura foi reforçada com Armor Aluminum, que é o alumínio mais forte alguma vez utilizado num smartphone Galaxy mas que não o torna muito pesado, e a Samsung adicionou ainda a proteção do Corning Gorilla Glass Victus que protege o equipamento de arranhões e gotas acidentais. Os dois modelos têm ainda uma nova película protetora feita de PET extensível e camadas adicionais no ecrã principal, o que o torna mais durável do que a geração anterior.

O sistema de dobra foi também melhorado, com o Hideaway Hinge, que facilita a abertura e fecho mas também mantém o ecrã aberto, no ângulo escolhido pelo utilizador. Os testes intensivos testaram a resistência do Z Fold3 5G e o Z Flip3 5G para abrir e fechar mais de 200 mil vezes, um dado validado pelo Bureau Veritas.

Para além de melhorar toda a “armadura” e o hardware, a Samsung trabalhou também com a Google e a Microsoft na funcionalidade do software para dar mais acesso a aplicações. As experiências de videoconferências no Teams foram otimizadas para o Flex Mode e há um modo duplo especial no Microsoft Outlook para poder ler um e-mail completo enquanto visualiza outros ao lado, como acontece no computador.

A personalização de todas as funcionalidades pode ser feita no Labs da Samsung, ajustando os parâmetros do software à medida dos seus gostos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.