Quantas vezes está a assistir a uma conferência e aparece um slide com informações úteis. Pode ser rápido a escrever o conteúdo ou simplesmente captar o ecrã para consultar com calma mais tarde. O problema é que nem sempre nos ocorre quais os atalhos do Windows que permitem registar as imagens.
A captura de imagem pode ser também útil para ajudar a fazer tutoriais, como aqueles que o SAPO TEK reúne nesta rúbrica ou no gaming registar alguns momentos épicos numa “screenshot” para enviar a amigos ou postar nas redes sociais.
Existem três métodos para captar imagens do Windows, cada um aplicado em diferentes contextos de utilização. E incluem o print simples, que coloca a imagem na memória para ser depois colada num programa de edição ou documento; a captura apenas de uma área específica do ecrã, ideal para apanhar apenas o que pretende; ou o chamado modo “burst”, em que o sistema regista diretamente no armazenamento as imagens sem fazer perguntas.
Para completar, também pode conhecer uma forma fácil de gravar vídeo do ecrã do computador, na aplicação própria do Windows (10 e 11).
Veja na galeria as formas de captar imagens do Windows:
1 – Print Simples (tecla Print Screen)
O formato é o mais antigo e utilizado no Windows, com direito a uma tecla dedicada “Print Screen”. Procure no canto superior direito a tecla chamada “prt sc”. Ao premir, a imagem do ecrã fica na memória, como se fizesse um “Copy”. Depois precisa de utilizar um editor de imagem, um documento de Word ou outro utilitário e fazer o respetivo “Paste”. A imagem aparece pronta para ser trabalhada ou guardada.
2 – Captar diversas imagens seguidas (Tecla Windows + prt sc)
O chamado modo burst permite registar diretamente na pasta do computador as imagens captadas. Sempre que prime a tecla do Windows em simultâneo com o Print Screen é gravada uma imagem. Este sistema é ideal para quando está a assistir a uma apresentação ou conferência e surgem dados no ecrã que desaparecem rapidamente. Esta é uma forma rápida de “tomar notas” dessa informação. Por defeito, as imagens são gravadas na pasta Screenshots ou Capturas de ecrã, dentro do diretório Imagens ou Pictures.
3 – Captura de área de imagem (Tecla do Windows + Shift + S)
Se pretende ter maior controlo daquilo que quer captar da imagem, pode optar por escolher uma área da mesma. Utilizando a tecla Windows juntamente com o Shift e o S em simultâneo vai abrir um pequeno editor com a forma que deseja registar a janela. Pode optar por uma forma retangular, livre, recorte da janela ou ecrã total. Depois de selecionar a respetiva área, essa imagem fica na memória e deverá colar num programa de edição ou documento.
Se desejar cancelar ou fazer ajuste na área, pode premir ESC e repetir o processo. A vantagem deste tipo de recorte é poder partilhar numa janela de chat, um documento ou qualquer outro programa de edição, apenas a área que deseje destacar. Pode ser usado durante uma conversa online para mostrar rapidamente alguma coisa no ecrã, sem ser a sua totalidade.
4 – Gravar o ecrã em vídeo (Windows + ALT + R)
Muitas vezes também dá jeito gravar em vídeo a janela que está a ver e para estes casos há uma útil funcionalidade do Windows. Ao premir a tecla do Windows + ALT +R grava o ecrã diretamente no armazenamento, tal como as imagens. Terá de premir novamente a combinação para parar ou o Stop na barra de comando no canto superior direito.
De notar que o sistema inicia a gravação apenas da janela que está a ver, caso mude entre outras tarefas, o sistema mantém-se a gravar a que iniciou. As gravações ficam registadas na pasta Capturas no diretório Vídeos.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários