Fazer backups regulares é essencial para reforçar a sua segurança digital e, no caso do WhatsApp, esta prática pode ajudá-lo no caso de recuperar conversas que tenham sido apagadas acidentalmente há menos de 24 horas, ou para a eventualidade de mudar de smartphone e de precisar de configurar a sua conta no novo equipamento, como explicamos neste How to TeK.

No entanto, por vezes, surgem problemas que impedem a realização de cópias de segurança no WhatsApp. Por exemplo, pode ter pouco espaço disponível no armazenamento do smartphone, ou, no caso de as guardar no Google Drive, algum backup antigo pode estar a causar conflitos com os mais recentes.

Entre outros problemas que têm impacto nos backups incluem-se a possibilidade de a versão do WhatsApp que tem instalada estar desatualizada ou, então, a cache da aplicação precisa de uma limpeza.

Em certos casos, reiniciar a aplicação ou o próprio smartphone resolvem o problema. Mas o que fazer quando nenhuma destas opções funciona? Para o ajudar, reunimos 4 soluções concebidas para quem tem um smartphone Android.

Clique nas imagens para ver como resolver problemas com backups no WhatsApp 

Siga estes passos: 

1 - Comece por verificar se a versão do WhatsApp que tem instalada está atualizada. Abra a Play Store da Google e pesquise pela aplicação.

2 - Clique em “Atualizar”.

3 - Para limpar a cache da app, vá às definições do smartphone e selecione a opção “Aplicações”.

4 - Selecione o WhatsApp da lista de aplicações e clique em “Armazenamento”.

5 - Escolha “Limpar cache”.

6 - Por vezes, a inclusão de vídeos pode causar problemas durante as cópias de segurança. Para excluir os vídeos dos backups, abra o WhatsApp, clique no ícone com três pontos verticais e depois em “Definições”.

7 - Selecione “Conversas”.

8 - Clique em “Cópia de segurança”.

9 - No fundo da página, clique no indicador para desativar a inclusão de vídeos.

10 - Se guarda os backups no Google Drive e acredita que um backup anterior possa estar a causar conflito, abra a plataforma da Google e clique em “Armazenamento”.

11 - Selecione a opção “Cópia de segurança”.

12 - Clique no último backup com o lado direito do rato e, de seguida, em “Eliminar cópia de segurança”.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.