O Google Maps é atualmente muito mais que um simples navegador, que ajuda a encontrar o melhor caminho para o seu destino. É um gigantesco diretório com sugestões de locais a visitar, para comer ou comprar o que precisamos. E mesmo quando utilizado para navegação, o sistema é cada vez mais sofisticado, utilizando tecnologias como a realidade aumentada que quase nos “dá a mão” para nos conduzir ao destino. É um verdadeiro canivete suíço.
Nesse sentido, existem algumas funcionalidades que não são muito conhecidas, mas que podem ser muito úteis para ajudar na navegação. Desde a possibilidade de navegar em offline, a possibilidade de fazer medições de distância facilmente ou claro, a navegação assistida por realidade aumentada.
Fique com algumas dicas para explorar mais a fundo o potencial do Google Maps:
1 – Nunca se perca com as indicações em realidade aumentada em tempo real
Por muito boas que sejam as indicações das rotas num mapa, não há nada como receber instruções em tempo real através de realidade aumentada. O Google Maps tem uma funcionalidade chamada Live View, em que pode levantar o smartphone para o sistema reconhecer a rua e colocar setas e outras indicações projetadas no ecrã a apontar exatamente para onde necessita seguir.
Para ativar a função basta carregar no ícone de Live View no canto inferior esquerdo. O sistema vai pedir para levantar o equipamento e analisar em redor, e a partir daí é só seguir as instruções. Não precisa estar sempre a apontar o equipamento, se o baixar, voltará automaticamente à visão do mapa. De salientar que nem todas as cidades ainda suportam a funcionalidade.
2 – Mude o ícone do mapa
Porque não tornar o percurso mais divertido quando circula de carro, mudando o ícone no mapa? Tudo o que precisa é tocar na seta de posição do mapa para aparecer as opções de escolha entre um SUV, um sedan e uma carrinha.
3 – Adicione várias paragens no seu percurso
Por muito que estejamos habituados a utilizar o mapa para traçar percursos típicos de A para B, é possível estabelecer diferentes pontos intermédios que necessite parar. Pode adicionar múltiplos destinos ou paragens, que o sistema acaba por otimizar o melhor percurso para passar em todos eles.
Para definir os pontos terá primeiro de escolher a partida e a chegada como habitualmente. Ao lado onde define o local onde se encontra, clique nos três pontinhos das opções no canto superior direito. E escolha a opção “Adicionar paragem”. Vai surgir uma linha B, usada para definir a morada da paragem. Pode ir adicionando mais paragens antes de tocar em “concluído”. Vai ver que o percurso ganha um itinerário mais completo.
4 – Utilize o Google Maps mesmo em offline
Para situações em que navega em áreas com fraca cobertura de rede ou simplesmente não deseja gastar dados de conetividade, o Google Maps tem uma funcionalidade para trabalhar offline. Ou melhor, pode simplesmente fazer o download do mapa para utilizar depois quando não está ligado.
Para fazer o download do mapa, escreva o destino e depois prima os três pontinhos ao lado, no canto superior direito e escolha a opção “transferir mapa offline”. Também pode clicar na foto do seu perfil e escolher a opção “mapas offline”. Se não tiver nenhum mapa, pode selecionar a área da cidade ou do país que deseja fazer o download.
5 – Consulte o seu histórico de viagens
Não se trata de uma ferramenta de viagem, mas sim de estatística. Sempre que utiliza o Google Maps, vai criando um histórico das viagens que faz, dos locais que visitou, os trajetos que fez, seja para relembrar ou consultar o tempo necessário das deslocações. Esta linha cronológica pode ser consultada posteriormente.
Basta tocar na foto do perfil e escolher a opção “A sua linha cronológica”. Vai ter acesso a estatísticas, como fez as deslocações, se foi a pé, carro ou transportes públicos. Mostra ainda o mapa com o circuito, os locais visitados, cidades onde passou e outros dados interessantes. Isto se não tiver problemas com a privacidade e com o registo automático, caso contrário pode aceder às respetivas opções e eliminar o histórico e desativar o registo automático das deslocações.
6 – Use o Google Maps para medir distâncias
A versão browser no PC do Google Maps tem uma ferramenta para medir distâncias que poderá ser útil, caso esteja a planear um circuito e necessite de o medir. Basta pesquisar por uma morada e clicar com o botão direito em cima do mapa e escolher a opção “Medir Distância”. Terá depois de destacar dois pontos e o sistema faz as medições imediatamente.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários