Se costuma trabalhar num computador portátil é provável que já se tenha deparado por múltiplas vezes com um aviso de que a bateria está a chegar ao fim e que precisa de ligar o equipamento à corrente. O pior é quando finalmente o liga à eletricidade e a bateria não dá qualquer sinal de vida.

Por vezes, o problema é algo relativamente simples de resolver. Por exemplo, é possível que não tenha ligado corretamente o adaptador de corrente à tomada. No entanto, dependendo do caso, pode requerer um pouco mais de trabalho e, para o ajudar, damos-lhe a conhecer cinco soluções possíveis.

A bateria do portátil não está a carregar? Clique nas imagens para ver 5 soluções possíveis

  • Verifique se há cabos e componentes defeituosos ou “intrusos” na porta de carregamento

Comece por verificar se o problema não estará relacionado com o próprio cabo de alimentação que utiliza para dar mais energia ao portátil. Assegure-se de que o cabo e respetivo conector não estão danificados e aproveite também para dar uma vista de olhos ao adaptador de corrente.  É também importante que examine a porta de carregamento com atenção para garantir que não existem “intrusos” como poeiras ou outros detritos.

  • Portas de carregamento USB-C requerem atenção especial

Tem um portátil que usa uma entrada USB-C como porta de carregamento? Se há mais do que uma porta USB-C no equipamento, verifique se está mesmo a usar a entrada certa, ou se ligou acidentalmente o cabo de alimentação a uma porta concebida unicamente para transferência de dados.

  • A bateria do portátil é amovível? Experimente removê-la 

Outra das formas de identificar a origem do problema é remover a bateria do portátil, conectá-lo à corrente e tentar ligá-lo. Com o equipamento desligado e fora da corrente remova a bateria. De seguida, pressione o botão de energia por 15 segundos para descarregar qualquer energia residual. Agora, volte a conectar o portátil à corrente e ligue-o.  Se o equipamento ligar normalmente é muito provável que o problema esteja mesmo na bateria em si.

  • A temperatura está a subir? Deixe tudo arrefecer 

É sabido que o calor é “inimigo” das baterias e o sobreaquecimento pode levar a sérios problemas. Neste caso, o melhor é mesmo desligar totalmente o portátil e retirá-lo da corrente. Deixe-o arrefecer e assim que voltar a uma temperatura estável tente carregar o equipamento novamente. Se o computador e bateria voltarem a ficar demasiado quentes, é recomendável que recorra a um especialista.

  • As drivers podem precisar de uma atualização 

Por vezes, o problema pode estar no software, com as drivers associadas a precisarem de ser atualizadas. Clique na galeria que se segue para ver como deve proceder.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Siga estes passos: 

1 - Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e escolha a opção “Gestor de dispositivos”.

2 - Na secção “Baterias” clique com o botão direito do rato em “Bateria do Método de Controlo em Conformidade com ACPI Microsoft”.

3 - Escolha a opção “Atualizar controlador”. No ecrã seguinte selecione “Procurar automaticamente por controladores”. Caso esteja disponível, instale a atualização, reinicie o computador e verifique se a bateria já está a carregar.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.