Nem sempre sabemos a causa de as páginas começarem a abrir um pouco mais lento que o habitual, se é problemas na ligação à internet, o computador sobre maior carga de esforço derivada a alguma tarefa em decurso ou simplesmente se há algum problema com o navegador Chrome.

A primeira coisa a fazer quando sente que o browser está lento é verificar se este está atualizado com a última versão. Este é o princípio de qualquer despistagem de possíveis problemas. Ao ter o browser desatualizado pode entrar em conflito com algumas páginas que esteja a visitar.

Por outro lado, pode ter a ver com situações de gestão de memória, na forma com o sistema liberta espaço quando os separadores estão inativos, por exemplo. Mas também com a questão de gestão de energia, quando o portátil está em modo de bateria. Estes são parâmetros que pode definir rapidamente nas definições do Chrome e que podem melhorar a experiência de navegação.

Veja na galeria como melhorar a performance do Chrome:

1 – Verifique se tem a última versão do Chrome instalada. Caso não tenha nenhum botão colorido de atualização na barra de navegação, pode verificar e atualizar manualmente. Clique nos três pontinhos no canto superior direito, em baixo clique em ajuda e Acerca do Google Chrome.

2 – Na primeira linha vai ter a informação da versão do Chrome, se este está atualizado. Caso esteja desatualizado vai aparecer o respetivo botão para atualizar.

3 – Para proceder ao menu de otimizações, clique nos três pontinhos no topo direito e clique em Definições.

4 – Na barra da esquerda, clique em Desempenho. Vão aparecer definições para três áreas importantes no desempenho, na coluna da direita: Memória, Alimentação e Velocidade.

5 – Na Aba da Memória, verifique se a opção Poupança de Memória está ligada, no interruptor à direita. Quando este está ativado, o Chrome liberta memória dos separadores que estiverem inativos, libertando recursos para aqueles que estão ativos. Se é daquelas pessoas que tem 649 separados abertos em simultâneo, trate da saúde ao sistema e ligue a opção.

Ainda assim, pode criar regras de exceção e adicionar endereços de websites que podem manter-se sempre ativos, mesmo quando não estão a ser usados.

6 – No que diz respeito à poupança de energia, quando a definição está ativada, o Chrome poupa energia da bateria ao limitar a atividade em segundo plano. Efeitos visuais como o deslocamento suave e a velocidade de frames de vídeo podem ser afetados com esta opção ativa. Pode definir para a funcionalidade ativar quando a bateria estiver a 20% ou menos.

7 – Outra opção que pode condicionar a performance do Chrome é o pré-carregamento de páginas. Ao ativar o pré-carregamento, o browser assume a iniciativa de carregar páginas, tornando a navegação e a pesquisa mais rápidas. Pode aumentar o espectro do pré-carregamento nas opções seguintes, sejam apenas algumas ou de forma alargada, mesmo quando solicitadas por outros websites.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.