Tanto a App Store como a Play Store permitem “passar” apps pagas a terceiros, mais diretamente para dispositivos iOS, uma vez que é possível comprar uma aplicação para oferecer a um familiar ou amigo em específico. Além da opção por proximidade, que já foi tema de um dos nossos How to TEK, no caso dos smartphones e tablets Android o processo faz-se através da Biblioteca da Família.

A possibilidade permite exclusivamente a partilha de apps, jogos, filmes, programas de TV, ebooks e audiolivros comprados com até cinco pessoas próximas. O primeiro passo é fazer a inscrição para a Biblioteca da família, ou seja, criar o grupo.

Vai receber a função de administrador e para isso terá de ter mais de 18 anos, ter um cartão de crédito ou débito válido para usar como forma de pagamento e não ser membro de outro grupo familiar no Google.

Conheça os passos principais clicando nas imagens

Um dos passos será selecionar um cartão como o método de pagamento familiar. Os membros da família podem usar este método de pagamento para fazerem compras na Play Store e para compras na aplicação. É possível gerir as autorizações para cada pessoa no grupo individualmente, caso queira bloquear a possibilidade de compra a algum dos membros, por exemplo a crianças.

Saiba que as pessoas que adicionar terão de cumprir requisitos como ter mais de 13 anos e uma conta do Google, morar no mesmo país e não fazer parte de outro grupo familiar já criado.

Para fazer a inscrição na Biblioteca da família:

  1. Abra a app Google Play
  2. No canto superior direito, toque no ícone do seu perfil
  3. Toque em Definições
  4. Escolha a opção Família
  5. Toque em Inscreva-se na Biblioteca da família
  6. Siga as instruções no ecrã para configurar a Biblioteca da família, começando por definir o método de pagamento e enviando depois os convites, até um máximo de cinco pessoas

Será necessário que todas as pessoas no grupo façam o mesmo processo para configurar e constar da Biblioteca da família.

Tendo a Biblioteca da família configurada poderá partilhar os conteúdos comprados através da loja da Google, como apps e jogos, filmes e programas de TV e livros nos diferentes formatos.

Para partilhar apps e jogos:

  1. Abra a Play Store
  2. No canto superior direito, toque no ícone do seu perfil
  3. Toque em Gerir apps e dispositivos
  4. Toque no separador Gerir
  5. Selecione a app ou jogo comprado que quer partilhar
  6. Na página de detalhes do conteúdo, ative a opção Biblioteca da família
  7. Para remover o conteúdo, desative a opção Biblioteca da família

Para artilhar filmes e programas de TV:

  1. Abra a aplicação
  2. Na parte de baixo do ecrã, toque em Biblioteca
  3. Nas guias "Filmes" ou "Programas de TV", procure o conteúdo comprado que quer adicionar
  4. Na página de detalhes do conteúdo, ative a opção Biblioteca da família
  5. Para remover o conteúdo, desative a opção Biblioteca da família

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.