A Google estreou uma nova funcionalidade da sua Play Store chamada “Partilha”, disponível na aba das aplicações do utilizador. Como o nome indica, esta funcionalidade permite partilhar aplicações que tenha instaladas no seu smartphone, diretamente para outro equipamento que esteja por perto, bastando para isso uma ligação Wi-Fi.
Não é que seja difícil obter a maioria dos jogos e aplicações diretamente da Play Store, mas existem situações que pode dar imenso jeito. Por exemplo, quando está num local sem rede ou se o acesso à loja de aplicações estiver lento. Ou mesmo, em algumas situações, determinada nova app ainda não esteja disponível para a sua conta, porque o lançamento é faseado. Basicamente a funcionalidade permite enviar uma cópia do executável APK da aplicação para outro equipamento, através da partilha local.
Antes de explicarmos o processo, tenha em conta que nem todas as aplicações são ainda possíveis de enviar, e claro, apps e jogos que sejam pagas também não podem ser enviadas. Certifique-se também que a versão da Play Store é a 24.0.32. Para tal mantenha premido o dedo no ícone da loja para surgir o pop up de opções. Clique no “i” de informações, e depois expanda as opções em “Avançadas” e deslize o ecrã até baixo para ver a informação da versão.
Para utilizar a funcionalidade “Partilha” siga os seguintes passos:
1 – Mantenha o dedo premido no ícone da loja até surgir o menu pop up e escola a opção “As minhas Apps”.
2 – Na barra de topo, escolha a aba “Partilhar”. Terá de fazer estes passos nos dois smartphones, o emissor e recetor da app.
3 – Vai aparecer um ecrã explicativo sobre a partilha de apps na proximidade sem a necessidade de ligação à Internet. O telemóvel que tem a aplicação escolha “Enviar” em baixo, e quem vai receber escolha a outra opção.
4 – O smartphone recetor vai ficar a aguardar, enquanto no outro acede à lista das apps que deseja enviar. Depois de escolhidas prima o botão “enviar” no topo direito do ecrã. Escolha o recetor identificado em baixo.
5 – Vai aparecer um código nos dois ecrãs dos smartphones que deverá confirmar se são iguais, para ter a certeza da comunicação entre os equipamentos.
6 – A transferência será feita entre os dois equipamentos. Os ficheiros recebidos pelo smartphone recetor passa a ter a opção de os instalar diretamente, mesmo sem a ligação à internet.
O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários