A PlayStation 5 já se encontra nas lojas, e apesar do stock limitado, são muitos os jogadores que já estão a divertir-se a jogar os seus títulos de lançamento, como o Spider-Man Miles Morales ou o Demon’s Souls, que estão entre os favoritos na estreia da consola. E aos poucos vão sendo exploradas as funcionalidades da plataforma, incluindo a captação e partilha de conteúdos.

Na PS4, o comando tinha um botão Share, que permitia captar conteúdos, mas o novo sistema evoluiu (mudando o nome para Create) e apresenta-se agora mais completo com novas ferramentas, incluindo a gravação automática em vídeo dos últimos minutos que esteve a jogar. Uma opção comum nos programas que acompanham as placas de captura no PC, e que graças à velocidade do SSD da PS5 possibilita registar aquele momento épico, mesmo que não tenha dado ordem para gravar.

Veja como funciona a aplicação da PS5. Basta premir o botão Create (por cima do d-pad e à esquerda do painel tátil):

1 – No centro tem o botão principal para captura o uma imagem do ecrã, ideal para gravar fotos dos melhores momentos.

2 – Aqui tem acesso à gravação automática em vídeo.

3 – Ao clicar na gravação automática pode escolher entre guardar um clip curto ou completo até 60 minutos. No caso do clip curto pode optar entre os últimos 15 ou 30 segundos ou intervalos maiores de 5, 15 ou 30 minutos.

4 – Neste botão pode iniciar a gravação de vídeo. Quando pretender terminar, volte a premir o botão Share e clicar no stop para parar.

5 – Aqui pode consultar a thumbnail do último conteúdo captado, seja imagem ou vídeo.

6 – Ao clicar nesse thumbnail vai aparer a galeria completa. Navegue entre as imagens com o R1 e L1 do comando. Pode partilhar nas redes sociais diretamente, editar as imagens, adicionar aos favoritos, ou simplesmente apagar.

7 – Ainda no menu anterior, tem um atalho direto para a Galeria de Conteúdo Multimédia. Aqui tem uma visão mais abrangente de todos os conteúdos, incluindo a criação de álbuns, filtragens e organizar favoritos. Tem ainda acesso aos vídeos que são guardados automaticamente relativos aos Trofeus conquistados. Não se esqueça que a consola tem espaço limitado no SSD, pelo que deve filtrar bem o que deseja guardar. Aqui também pode copiar para uma USB.

8 – Se desejar fazer uma transmissão do que está a jogar, basta aceder à opção Transmitir. Terá de estar online e configurar as contas das redes sociais onde pretende transmitir, como o Twitch, por exemplo.

9 – Nas definições pode configurar os parâmetros das imagens captadas, como manter o HDR ligado, o tipo de ficheiro entre WebM e MP4, a resolução de gravação entre o 4K e 1080p, assim como definições se quer ou não incluir o áudio do seu microfone e também do grupo, caso esteja em conversa com amigos online.

10 - Se preferir, também pode aceder aos conteúdos multimédia a partir do ecrã principal da consola. Basta aceder às definições, na roda dentada no topo à direita, ao lado do perfil, e percorrer o menu para baixo até armazenamento. Aqui terá acesso a todos os dados guardados na consola, incluindo os jogos e aplicações.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.