Comprou um novo smartphone com um novo módulo fotográfico, com a promessa de captar fotos com melhor qualidade graças às lentes de 50 MP e algumas melhorias com base em inteligência artificial. Mas no momento em que prime o obturador para captar aquele momento nota que o resultado ficou aquém do esperado. A culpa nem sempre é do equipamento, mas também pode não ser do utilizador.
Há tantos automatismos dos smartphones, que muitas vezes pressionamos no botão de captura, sem pensar se estamos no posicionamento correto, na exposição correta de iluminação e até pode haver uma ou outra opção do equipamento que não sabemos para que serve e muitas vezes pode fazer uma grande diferença.
Com muitos a gozar as merecidas férias, há sempre vontade de registar os melhores momentos, por isso, melhore o álbum fotográfico com estas dicas simples.
Veja na galeria imagens com truques simples para melhorar as fotografias captadas com o smartphone:
1 – Retrato ou panorâmicas? Utilize a melhor definição de captura para o momento
Lá porque a câmara principal tem 50 MP, não significa que tem de captar todas as fotografias com este sensor. E esta pode ser a principal tendência de erro dos utilizadores. Se está a captar amigos num jantar ou uma foto de família na praia, então escolha o modo retrato. Mas se anda a passear e o objetivo é captura paisagens ou monumentos arquitetónicos, então mude para o modo panorama. Vai ver que cabem mais elementos na cena. E se estiver em locais com fraca iluminação ou de noite, então o modo noturno ajuda a reduzir o ruído das imagens.
2 – Abuse dos controlos manuais e mude o ISO ou velocidade do obturador
Outro dos vícios do automatismo é ter o ISO automático ou a velocidade do obturador, que podem ser ajustados ao ligar o modo Pro. Através destes vai poder obter maior densidade de pixéis, ou seja, mais detalhe nas fotografias. Verifique o ISO e a velocidade do obturador mediante as condições de iluminação e certamente vai notar que as imagens ganham mais detalhe.
3 – Capte imagens bem alinhadas com o cenário
A maior parte das câmaras dos smartphones oferecem grelhas que pode utilizar e que ajudam a alinhar os sujeitos ou elementos do cenário bem enquadrados. Chega de imagens em que o cenário de fundo parece uma rampa já que s grelhas ajudam a manter-se alinhados com o horizonte. Procure a opção grelha ou Grid em definições em inglês e ligue-a. Esta grelha apenas aparece no ecrã do equipamento, nunca fica registado na fotografia.
Através desta pode aplicar a regra simples dos dois terços, em que a foto deve ficar alinhada em três colunas verticais e horizontais, somando um total de nove partes. Deve assim colocar os pontos de interesse entre as inserções dessas linhas.
4 – Não abuse do zoom
Mesmo que um smartphone diga que tem uma capacidade de zoom digital 10X ou mais, não se trata de uma capacidade física através de uma objetiva. Tratam-se de cálculos para aumentar a distância dos objetos, mas o resultado vai ser sempre o mesmo: imagens desfocadas e com pixéis a mais. Mais vale aproximar-se dos locais que deseja fotografar. Mas se tiver de se afastar e utilizar o zoom, jogue sempre com uma lente grande angular, para que entre mais luz na câmara e melhores resultados com o zoom. Se tiver um sensor telefoto na câmara é este que deve usar sempre para aumentar a distância.
5 – A luz natural é uma grande amiga. Use-a sempre que possível
Já reparou que as fotografias captadas no exterior ficam (quase) sempre melhores que as registadas em interiores. Isso deve-se à luz natural do sol e por isso deve utilizar sempre que possível. Entre ligar candeeiros ou flash no interior a abrir a janela para entrar luz natural, utilize sempre esta segunda opção. Só a luz natural vai garantir cores e tons de pele mais naturais, além de que a luz artificial pode criar sombras indesejadas.
6 – Verifique se o smartphone tem HDR e utilize
HDR significa High Dynamic Range e é uma tecnologia cada vez mais disponível nos smartphones. Basicamente ao ligar esta funcionalidade, a câmara vai captar múltiplas fotos em diferentes exposições, fundindo-as apenas numa utilizando o seu software interno. É um processo automatizado, não se preocupe com o trabalho que possa dar. O sistema corrige assim certos detalhes da imagem, tal como sombras ou detalhes indesejados. Por isso, sempre que possível ligue o HDR.
7 – Mantenha o smartphone firme em capturas de objetos em movimento
Não precisa de ter um tripé, mas deve manter sempre o smartphone firme quando está a tentar captar fotos de elementos em movimento, como uma corrida ou animais e crianças a brincar. Colocar o smartphone em cima de uma base, seja uma mesa ou um muro pode ser importante para que não capte uma foto desfocada. Se tiver múltiplos objetos em movimento, deve então focar-se num de cada vez. Também ajuda, se o smartphone tiver sistemas de estabilizador de imagem, caso tenha, ative-os.
8 – Verifique se tem as lentes do smartphone limpas
Esta pode ser a mais básica, mas ao mesmo tempo, mais importante dica. Quantas vezes sacamos do smartphone do bolso e captamos aquele momento imperdível, apenas para verificar que a imagem não está nítida. Pode ter sido uma dedada no sensor ou mesmo pó a estragar uma foto que deveria estar espetacular. Utilize um paninho dos óculos ou limpe na roupa, caso seja macia, para garantir que a lente está a brilhar.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários