Costuma-se dizer que um utilizador “hardcore” das ferramentas do Windows 10 mal pega no rato para abrir e fechar aplicações, graças aos atalhos disponibilizados pelo sistema operativo, que permitem poupar muito tempo. Mas há atalhos que abrem funcionalidades pouco exploradas, de uma lista oficial extensa, das quais o SAPO TEK destaca cinco que deve considerar experimentar.

Copiar uma área do ecrã – Tecla do Windows + Shift + S

Quando queremos capturar um ecrã, a tecla Print Screen é a mais utilizada, mas o que esta faz é colocar na memória toda a janela visível automaticamente. Se pretende ter maior controlo pode usar este atalho para abrir as ferramentas de corte da imagem. Se não fizer nada pode arrastar com o rato a área que deseja selecionar e cortar para a memória formas retangulares do local definido do ecrã. Pode optar pelo recorte livre, nas formas que deseje, selecionar o recorte por janela ou tudo o que está a ver, semelhante ao Print Screen. A vantagem deste tipo de recorte é poder partilhar numa janela de chat, um documento ou qualquer outro programa de edição, apenas a área que deseje destacar.

Aceder ao histórico de documentos e aplicações abertas recentemente – Tecla do Windows + Tab

Apesar de poder premir o botão direito nas aplicações penduradas na barra de ferramentas para serem listados os últimos documentos associados que foram abertos, é mais prático aceder a um histórico intuitivo do que fez nos últimos dias. Este atalho abre um overlay com thumbnails das aplicações, os documentos e fotografias listados cronologicamente nos últimos quatro dias. Pode mesmo usar a ferramenta de pesquisa caso necessite de algo em específico.

Abrir as aplicações disponíveis na taskbar – Tecla do Windows + 1;2;3…

Este atalho abre cada um dos itens que arrastar para a taskbar, e para o caso da respetiva aplicação já estiver aberta maximiza-a. Ao premir a Tecla do Windows + 1 abre a primeira posição, seguindo-se as restantes, da esquerda para a direita, usando os restantes números. Este atalho é útil para aceder diretamente às janelas ativas ou abrir a app, sem a necessidade de usar o rato ou o famoso Alt + Tab que só alterna entre as aplicações já abertas.

Minimizar e restaurar todas as janelas abertas no desktop – Tecla do Windows + M e Tecla do Windows + Shift + M

Muitas vezes temos diversas janelas abertas e torna-se um caos minimizar uma a uma para encontrar algo no desktop. Ao premir Tecla do Windows + M todas as janelas são minimizadas instantaneamente, permitindo-lhe assim voltar a “tomar controlo” do desktop. Quando precisar de restaurar as mesmas aplicações pode reverter o processo, usando o atalho Tecla do Windows + Shift + M.

Abrir o narrador – Tecla do Windows + CTRL + Enter

O narrador do Windows 10 é obviamente uma ferramenta de acessibilidade disponível, e que normalmente não a utilizamos. Mas já se lembrou que esta pode ser útil para nos ler frases ou parágrafos em voz alta, ajudando a perceber se fazem sentido? Experimente ativar o sistema diretamente com este atalho, sendo o mesmo novamente utilizado para o desativar.

Fique ainda com mais alguns atalhos úteis, que provavelmente já deve usar:

Tecla do Windows + E – Abre o Explorador de Ficheiros
Tecla do Windows + G –
Abre a barra Xbox Game Bar
Tecla do Windows + I –
Abre as definições do Windows 10
Tecla do Windows + R – Janela de comandos
Tecla do Windows + L –
Bloqueia o computador

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.