A Switch tem um botão dedicado para captar imagens e vídeos, mas algumas perguntas frequentes que surgem é como exportar os conteúdos da consola para um computador. A Nintendo criou um sistema mais focado na partilha dos conteúdos nas redes sociais, permitindo colocar diretamente uma imagem que captou durante a partida de um jogo ou um clip de vídeo com 30 segundos no Twitter e Facebook.

O problema poderá surgir se quiser reunir as imagens e vídeos para enviar e guardar no smartphone. E aqui a sua funcionalidade é um pouco menos intuitiva e pode gerar confusões. Isto porque envolve a criação de códigos QR para depois se aceder através da câmara do smartphone.

Veja na galeria como captar e partilhar imagens e vídeos da Switch:

1 – Para captar uma imagem do jogo que estiver a jogar para o álbum de imagens, basta clicar no botão dedicado para o efeito, o círculo colocado no Joycon esquerdo da consola. Se premir o botão a fundo vai ativar a captação do vídeo e neste caso, a consola grava automaticamente os últimos 30 segundos do jogo. Pode depois cortar o vídeo para menos tempo, conforme prefira para partilhar.

2 – Para encontrar as imagens e vídeos basta entrar na pasta de Album, no centro das opções da linha inferior do ecrã principal da dashboard.

3 – No Album vai encontrar todas as imagens e vídeos captados no jogo, em formato de grelha. Pode carregar no botão Y para utilizar os filtros de imagem, tais como encontrar capturas por jogo, definir se quer apenas vídeos ou onde os conteúdos estão alocados, na memória da consola ou no cartão microSD.

4 – Para editar um vídeo, selecione-o e prima A para aceder à opção “Publicar e editar”. Escolha a opção Cortar para aceder ao pequeno editor em que assinala o ponto de começo e fim do vídeo. Depois prima A novamente para guardar.

5 – Se quiser publicar o vídeo ou imagens nas redes sociais, escolha a opção Publicar. Deverá definir o utilizador (caso tenha mais que um perfil na consola) e escolher se deseja publicar no Facebook ou Twitter. Terá primeiro de configurar e vincular as respetivas contas na consola, algo que só tem de fazer uma vez.

6 - Quando escolhe a rede social, poderá completar o texto, com o sistema a ajudar com os hashtags automáticos se os preferir utilizar. Basta completar o processo premindo o botão de Publicação.

7 – No caso de querer enviar para outros equipamentos terá de aceder às imagens no Album e mais uma vez premir a opção Publicar e editar. Desta vez deverá escolher a opção Enviar para um dispositivo inteligente.

8 – Pode optar por apenas uma imagem ou enviar diversas capturas para o equipamento.

9 – O sistema criar um código AR dos conteúdos a partilhar. Deverá então pegar num smartphone e ligar a câmara fotográfica e ativar o Google Lens para fazer scan ao código ou utilizar uma aplicação compatível. No smartphone será reconhecida a consola e na Switch terá de ter reconhecido também o smartphone. A partir daqui todas as imagens passam a ser enviadas para o smartphone emparelhado.

10 – Depois de emparelhado, um segundo código QR aparece no lado direito do ecrã, este sim respeitante ao conteúdo partilhado. No smartphone deverá seguir o link gerado para aceder às imagens partilhadas e guardá-las no equipamento.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.