Tomamos como garantido que o Google Maps conhece todos os locais que desejamos visitar. Mas não é bem assim. O Maps é atualmente mais que um mapa de navegação, afirmando-se quase como uma uma rede social, cada vez mais focada nos contributos da comunidade. Não apenas para classificar os locais que visita, ajudar outros utilizadores a decidir se vale a pena comer num restaurante, pernoitar num hotel, ou deslocar-se a um monumento, como também pode contribuir para enriquecer a ferramenta.

As ferramentas automáticas do Google Maps perguntam ao utilizador classificações sobre um local que visitou, mas é possível que o mapa não esteja totalmente completo, ou pelo menos detalhado. Se verificou que abriu um novo estabelecimento e este ainda não aparece na ferramenta, pode sugerir a sua adição.

O mesmo para quando um restaurante ou outro negócio já não existe. Pode mesmo editar os dados do local, desde correção de morada, assinalar que é falso ou assinalar dados como trocas de estabelecimentos comerciais para residenciais. A Google diz que pode demorar alguns dias a que os dados sejam atualizados, uma vez que estes são revistos pelos seus moderadores.

Veja na galeria como ajudar a editar e enriquecer o Google Maps

1 - Para poder adicionar uma sugestão manualmente, certifique-se que está autenticado e entre no seguinte endereço. Vai surgir um formulário para inserir o nome do local, a categoria (restaurante, hotel, compras, etc.), assim como inserir o respetivo endereço. Pode ser preciso e assinalar no mapa o local exato também. Se for o dono da empresa até pode completar os dados com horários ou contactos telefónicos. Por fim, clique em enviar.

2 – Para editar um local, basta procurar no Google Maps, como por exemplo, “Marquês de Pombal”. Clique na entrada que deseja editar e à direita procure na lista de opções o botão “Sugerir edição”.

3 – Vai aparecer duas opções, uma para alterar o nome ou outros detalhes, sendo listado um formulário com os mesmos dados do primeiro ponto para que possa corrigir ou mesmo completar antes de submeter. Caso opte pela segunda opção de encerrar ou remover, pode sugerir opções de estar encerrado temporariamente devido a obras, a não existência do local, entre outros dados.

4 – Se deseja envolver-se mais com a comunidade que utiliza o Google Maps, também pode classificar os locais que visita. O sistema de localização lista automaticamente por onde passou, por isso pode dar até cinco estrelas, adicionar fotografias ao local ou mesmo fazer críticas gastronómicas ou comentários aos locais. Ao entrar no Google Maps deverá ter “perguntas” por responder, caso contrário pode entrar neste endereço. Todas as críticas, fotos, edições e outros contributos vão dar pontos ao utilizador e contribuir para uma barra de experiência que lhe dá rankings. É divertido e útil participar.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.