Apesar do smartphone ser um equipamento pessoal, o que significa ter uma conta privada configurada no equipamento, existem diversas vantagens em criar perfis alternativos no sistema operativo Android. Uma conta alternativa permite utilizar o equipamento como se tivesse configurado um novo smartphone. Isso quer dizer que ao emprestar o smartphone vai ter que fazer autenticação nos websites e aplicações que deseja utilizar. Mas pode ter apenas uma conta de “convidado”, limitado a chamadas telefónicas.

Isso quer dizer também que o acesso através de uma conta secundária garante privacidade e segurança da principal. Se emprestar o smartphone ativando a conta alternativa não vai ser possível aceder a dados do acesso de administrador. E por outro lado, também pode instalar aplicações que considere dúbias, que possam aceder indevidamente aos dados pessoais e que nesta conta estariam limitadas ao mínimo.

Outra utilidade que justifica a criação de uma conta alternativa é separar o pessoal do profissional. Por exemplo, pode ter emails e aplicações que utilize para o trabalho em separado da sua conta pessoal. Até porque pode mesmo personalizar todo o ambiente de cada conta, seja os wallpapers do ecrã e o alinhamento dos ícones das aplicações.

Cada aplicação tem armazena os respetivos dados relacionados com a conta, sem misturas de perfis. E não precisa de voltar a instalar as aplicações, o que significa que o espaço ocupado no armazenamento interno é o mesmo.

E a mudança de perfis é muito rápida depois de ter as contas configuradas, o que torna esta funcionalidade bastante útil.

Veja na galeria como criar uma conta secundária:

1 – Entrar em Definições e procurar a opção Utilizadores e Contas.

2 – Escolha a primeira opção “Múltiplos utilizadores”.

3 – Toque no interruptor para ligar o modo Múltiplos Utilizadores.

4 – Vai aparecer a lista de utilizadores, como defeito o utilizador atual será o proprietário e administrador do smartphone.

5 - Escolha a opção “Adicionar utilizador”. Vai ser avisado de que cada utilizador terá um espaço próprio, mas as atualizações de aplicações e alterações de algumas definições de sistema aplicam-se a todos os utilizadores. Confirme tocando em Adicionar.

6 – Introduza o nome do utilizador e toque em no sinal “certo” no topo direito.

7 – A conta criada passa a aparecer na lista de utilizadores.

8 – Ao tocar na conta poderá dar acesso a chamadas e mensagens. Toque em Entrar.

9 – Confirme a opção “Mudar”. O processo vai demorar alguns segundos.

10 – Vai começar o processo de configurar um novo utilizador. De recordar que o proprietário do smartphone pode gerir as permissões e apagar as contas secundárias.

11 – Escolher o idioma, região, concorde com as informações legais para continuar.

12 – O smartphone vai detetar o cartão SIM da nova conta e fazer a configuração. Atenção que será o administrador da conta titular a pagar as chamadas efetuadas e dados consumidos. Segue-se a configuração do Wi-Fi, que será a mesma, caso deseje.

13 – Faça a autenticação com a nova conta da Google e confirme as credenciais. Poderá ignorar este passo, mas deixará de poder transferir apps na Google Play ou manter as cópias de segurança da respetiva conta.

14 – Escolha o motor de pesquisa por defeito.

15 – O modo de desbloqueio do sistema. E as preferências finais.

16 – Quando entra no sistema é como usar um smartphone novo, com as aplicações repostas. Para regressar à conta original, aceda ao ponto 4 e na lista escolha o administrador.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.