Um comprovativo, uma fatura ou mesmo uma certidão são documentos que temos em papel e que muitas vezes é preciso transformar em  formato digital para partilhar. As fotografias podem ser uma solução rápida, mas nem sempre a mais adequada, sobretudo se o remetente é uma entidade oficial.

Recorrer a um digitalizador, ou scanner, que está normalmente integrado numa impressora multifunções, será a forma mais adequada para digitalizar e guardar um documento, mas o smartphone também pode ser um recurso a usar, e há várias ferramentas que dão uma ajuda importante.

Escolhemos duas que são as mais fiáveis, embora existam várias aplicações nas lojas Android e iOS. Estas funcionam nos dois sistemas operativos móveis e têm a chancela da Google e da Microsoft, resultando bastante bem em vários telemóveis onde as experimentámos.

Digitalizar com o Google Drive

A primeira opção é usar o Google Drive, e simplesmente escolher adicionar, escolher a opção digitalizar e apontar o documento. A ferramenta é muito "certeira" e faz os acertos exatos, cortando a imagem. Depois de validada fica guardada na sua Drive da Google pode ser partilhada ou descarregada.

Passo a Passo:

1 - Escolha a aplicação da Google Drive

2 - Escolha Criar Novo e nas opções Digitalizar

3 - Apontar a câmara ao documento, tentando que esteva numa posição mais horizontalizada

4 - Captar a imagem

5 - Verificar se precisa de ser recortado ou rodado

6 - Guardar em formato PDF na conta da drive e na pasta que escolher

Digitalizar com o Microsoft Office Lens

A app da Microsoft não é tão "certeira". O Office Lens faz um bom reconhecimento e tem mais opções para guardar o documento, mas a opção de identificação do documento não é tão eficiente e pode precisar de uns ajustes.

Passo a Passo:

1 - Escolha a aplicação Microsoft Office Lens

2 - Aponte a câmara para o documento que quer guardar (há várias opções também para fotografias e cartões de visita). Tente colocar o smartphone numa posição mais horizontalizada

4 - Ajuste a margem do documento

5 - Gravar no formato e no local desejado. Há opções para OneDrive, Word ou PDF. Pode também guardar apenas na galeria do telemóvel

As duas aplicações são gratuitas. O Google Drive vem pré instalado nos smartphones Android mas pode ser descarregado da loja Google Play e da App Store da Apple.  O Microsoft Office Lens também está disponível para iPhone e iPad na App Store e para equipamentos Android na Google Play.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.