Agora que os smartphones oferecem ecrãs com tamanhos mais generosos, já justifica utilizar a funcionalidade de ecrã dividido, de forma a utilizar duas aplicações em simultâneo, sem a necessidade de alternar entre elas. É uma funcionalidade nativa nos equipamentos Android, ainda que nem todas as versões e equipamentos a suportem, sobretudo os mais antigos. Mas é mais simples de ativar do que espera.

Tenha em atenção que ao manter as duas aplicações em uso simultâneo, é natural que a bateria se esgote mais rapidamente, pelo maior esforço de processamento. Ainda assim, poderá ser útil para tomar notas em documentos, enquanto consulta uma página de internet no browser, por exemplo. No entanto, nem todas as aplicações suportam ecrã dividido, como os jogos, por requererem a totalidade do espaço de display para funcionar.

How to TEK: Ecrã dividido em Android
Os pontos de interação para ativar o ecrã dividido.

Para dividir o display, a partir do ecrã principal Home, toque no ícone de “apps recentes”, que dependendo dos equipamentos pode estar colocado tanto à esquerda como a direita dos três ícones Android na base do ecrã (representado por um quadrado ou três riscos verticais, por exemplo, nas diferentes marcas de smartphone).

Ao premir este botão vai aceder ao comutador de aplicações, o que no caso de ter mais que uma aberta pode deslizar para ativar a que necessita. No entanto, em alguns modelos aparece de imediato a opção “abrir em ecrã dividido (split-screen)” que deve tocar. Em outros modelos, aparecem alguns ícones adicionais em baixo de cada aplicação: uma cruz para fechar a app, um círculo de informação e um quadrado com um traço no interior que é o ícone que ativa o ecrã dividido.

A aplicação escolhida passa a ocupar a metade superior do smartphone, pelo que deve depois optar por outra janela. Neste sentido, terá agora uma barra no centro do ecrã do equipamento, e pode navegar de forma independentemente entre as duas aplicações.

O interessante é que, apesar das duas aplicações dividirem a mesma área do ecrã, poderá definir uma app que ocupe mais espaço do que a outra. Para isso basta arrastar a barra central para cima ou para baixo, mediante a sua necessidade. Para sair do modo ecrã dividido, basta arrastar a barra central para a extremidade superior ou inferior do ecrã.

How to TEK: Dividir ecrã do Android
Pode deslizar a barra central para aumentar um ou outro ecrã que deseje.

Em nota final, pode navegar em ecrã dividido com o smartphone na vertical, ou na horizontal, caso necessite ter duas apps lado a lado, ou uma em cima da outra. Para isso, deverá ter a rotação automática do equipamento ativa, para que o ecrã se adapte à posição de como está a segurar o smartphone.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.