Recentemente um familiar trocou de smartphone e ofereceu o seu antigo equipamento ao seu pai, mas esqueceu-se de limpar a sua conta e contactos. O pai, sem saber, apagou os respetivos contactos, e imediatamente toda a informação que já tinha sido sincronizada para o novo smartphone apagou-se, como que por "magia". Isso aconteceu porque os dois equipamentos estavam autenticados na conta, e as alterações feitas de um lado, reproduziram-se do outro.

Para evitar meter as mãos na cabeça, a Google tem uma útil ferramenta de anulação, que pode utilizar até 30 dias a partir da última alteração feita na lista telefónica. Através desta, o utilizador conseguiu recuperar a sua agenda de contactos, e claro, limpar o equipamento original, de uma forma segura.

Na galeria pode ver os passos para recuperar os contactos "perdidos"

No entanto, é preciso ter atenção que estas recuperações funcionam para os dois lados: ao mesmo tempo que recupera, por exemplo, todos os contactos de há uma semana, irá perder todas as novas entradas que, entretanto, fez nos respetivos últimos dias. Obviamente que é preferível perder os contactos mais recentes que tenha adicionado, do que todo o seu histórico acumulado há anos, por exemplo.

Para gerir os seus contactos associados à sua conta da Google, visite a página de consulta. Considere manter a sua conta sincronizada com o smartphone, para quando adicionar um contacto, esta seja automaticamente colocada na lista, o que vai depois facilitar a troca de equipamentos. Para tal, no seu smartphone, quando adiciona um contacto tem três opções de introdução: conta Google, no próprio equipamento ou no cartão SIM (que tem sempre um limite, conforme a operadora).

Na página no browser, tem diversas ferramentas para adicionar, organizar e mais importante, recuperar os contactos através da opção Undo. Para aceder, deverá clicar na roda dentada, no canto superior direito e selecionar a opção Undo Changes. Como é referido, pode fazer recuperações dos contactos até ao máximo de 30 dias depois da última alteração, mas escolher uma hora, semana, dia ou mesmo uma janela específica na opção Custom.

Depois de escolher a opção de tempo, prima o botão Undo em baixo, levando o sistema a processar as respetivas alterações. Pode demorar mais tempo se tiver muitos contactos. Em baixo vai aparecer um quadro com uma mensagem a dizer que os contactos foram alterados à data e hora específicas mediante a escolha. Mas se, entretanto, se arrepender, pode no mesmo quadro optar pelo retrocesso (Redo).

Outras funções que pode fazer nesta página é exportar os seus contactos, gravando-os num ficheiro que possa ser depois lido em programas e serviços de email fora da Google, por exemplo. E o contrário, importar listas de contactos através de outros serviços. Pode exportar a base de dados em formato Google CSV, em Outlook CSV e vCard, para criar contactos em iOS. Pode optar por escolher todos ou selecionar os contactos que quer exportar.

Por fim, mais duas opções interessantes. A primeira é o Merge & Fix, em que o sistema deteta automaticamente números e contactos repetidos, propondo a sua fusão. Já as labels ou etiquetas, permitem aos utilizadores organizar os seus contactos por grupos, como por exemplo, assinalar os contactos que sejam da família, profissionais, colegas de trabalho, da “malta” da bola, os membros do clã, e assim adiante, para facilitar a sua pesquisa.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.