É cada vez mais comum a utilização de um segundo monitor para apoiar um portátil no que diz respeito à área de visualização do desktop do Windows. E mesmo os setups de quem investe no gaming são cada vez mais aparatosos, com dois e três monitores de dimensões generosas, tanta é a informação que é necessário manter visível em simultâneo.

O problema é que a utilização de múltiplos displays cria alguns “vícios” no que diz respeito à organização das janelas, pois vai-se espalhando as aplicações e browsers pelos diferentes monitores. E quando apenas tem de trabalhar com um portátil, num único ecrã? Provavelmente vai andar a clicar em maximizar e minimizar as janelas que necessite, e a ajustar manualmente o tamanho das pequenas janelas quando necessita mais que uma aplicação em simultâneo…

Mas sabia que o Windows 10 tem algumas funcionalidades pouco divulgadas de gestão das janelas, que podem dar muito jeito em diversas situações? E pode fazê-lo em MUITO poucos segundos.

Fazer “desaparecer” o que não necessita

Para minimizar todas as janelas que não está a necessitar, mas sem as fechar, mantendo apenas ativa a aplicação que está a usar ou trabalhar no momento:

1 - Clique e mantenha premido o botão esquerdo de rato no topo da janela que quer usar;

2 – Sem largar, “sacuda” a janela em três movimentos, esquerda, direita, esquerda, por exemplo. E como “magia”, tudo o resto fica minimizado no fundo, exceto a janela que estava a prender.

3 – Para voltar a ter todas as janelas abertas, repita o processo de “sacudir”.

Dividir o ecrã em quatro janelas alinhadas

Imagine que está a escrever um documento, enquanto pesquisa num browser de internet, conversa com um amigo no chat e ainda está a ver algo no YouTube. E quer ter as quatro janelas ativas em simultâneo. O Windows tem uma útil forma de dividir o ecrã simetricamente, num instante.

1 – Clique e mantenha premido o botão esquerdo de rato no topo da janela que deseje e escolha um dos quatro cantos do ecrã.

2 – Sem largar, arraste essa janela para um dos cantinhos do Windows. Antes de largar, vai notar um sombreado da janela referente ao espaço que vai ocupar.

3 – Repita o processo para cada janela, em cada um dos quatro cantos, e ficará com quatro aplicações ativas, sem o perigo de minimizarem quando muda entre elas.

4 - Caso necessite que uma das janelas ocupe o ecrã total, basta pegar nela, e arrastá-la para o topo do ecrã, para que maximize.

How to TEK: Dividir o ecrã
Arraste cada janela para o canto do display, para criar a área respetiva.

5 – Se, em vez de quatro janelas, quiser apenas dividir o ecrã em dois, repita os passos de 1 e 2, mas em vez de largar nos cantos, puxe para a esquerda do ecrã. Automaticamente vai aparecer no lado direito, de todas as aplicações ativas clique naquela que pretende ocupar o lado direito, em “split-screen”.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.