O Windows 10 tem diversas opções de personalização do ambiente de trabalho, mas nem sempre é muito intuitivo modificar o aspeto, no meio de tantos menus que o sistema operativo oferece. Pode modificar o wallpaper por uma fotografia ou imagem que goste, mas a loja da Microsoft tem packs temáticos com paisagens de grande qualidade que também pode aceder. Ou se preferir, ligue o Dark Mode, em situações em que deseje poupar bateria.

Para aceder à personalização de fundo de ecrã siga os seguintes passos:
1 – Abrir as definições, premindo o ícone do Windows no canto inferior esquerdo, e clicando na roda dentada.
2 - Escolha a opção “Personalização”.
3 – Este ecrã é onde vai aceder a toda a personalização do ecrã de fundo.

No ecrã de personalização poderá mudar diversos aspetos do Windows 10. Veja a explicação do que poderá fazer em cada parâmetro de personalização do Windows 10.

Ecrã de fundo

Na opção Fundo poderá mudar a imagem que deseja, alterar para uma cor sólida ou optar por um slide show, ou seja, a apresentação de diapositivos. Poderá assim criar um álbum de imagens e alterar o tempo da sua rotação, entre um minuto ou de forma diária, por exemplo. Pode definir uma ordem ou uma rotação aleatória.

Mudar as cores

A segunda opção Cores é onde vai poder caracterizar as barras ou optar pelo modo Claro ou Dark do Windows, mas se não gostar nem de um nem outro pode personalizar e até escolher as cores que deseja. Para tal escolha o respetivo modo predefinido. Pode ainda adicionar transparências aos menus, para que estes não se apresentem em cores sólidas e carregadas. E caso deseje pode ainda optar pelas cores base ao seu gosto, na palete mostrada no fundo do ecrã.

Ecrã de bloqueio

O Ecrã de bloqueio, ativado quando está afastado do computador ou não o está a utilizar, também pode ser personalizado. E este deixou de ser uma imagem estática, pois permite adicionar diversos Widgets como o calendário, Skype, Correio e outras notificações. Por defeito está presente o calendário e relógio, mas pode modificar. Neste modo pode também optar entre um wallpaper ou um slideshow de imagens.

Temas

No menu Temas poderá escolher coleções temáticas de imagens, que incluem ainda os sons de base do próprio sistema operativo e até o formato do ponteiro do rato. Em baixo estão disponíveis diferentes temas, alguns oferecidos pelo fabricante do computador, mas pode sempre visitar a Loja da Microsoft para aceder a novos temas, que podem ser gratuitos ou pagos. Experimente, existem muitas dezenas de ofertas, desde paisagens, animais, veículos e outras.

Fontes e Barras de tarefas

Poderá ainda dar um toque final ao aspeto do Windows 10 através do Tipo de Letras, onde são listados diversas fontes, com outras disponíveis na Loja da Microsoft. Nos menus Início e Barra de Ferramentas poderá definir diversos parâmetros, tais como manter as barras limpas de atalhos, as sugestões de aplicações ou mesmo ocultar as mesmas quando não estão a ser utilizadas. Além disso, no menu Barra de Tarefas pode definir se quer as barras na parte inferior da janela, como defeito, ou na lateral ou topo do ecrã.

Como pode ver, o Windows 10 tem muitas possibilidades de personalização para descobrir, sendo cada vez mais flexível mediante o gosto ou utilização de cada um. Experimente dar um toque especial ao seu ambiente de trabalho.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.