Desde o início do ano que é possível receber as suas faturas de compras em formato digital, sem a necessidade de utilização do papel. O processo é simples e qualquer pessoa pode aderir através do portal ePortugal. Assim, poderá fazer os pagamentos em estabelecimentos comerciais, tais como supermercados, farmácias, cafés, restaurantes e outros e obter as suas faturas em formato digital, desde que as entidades utilizem os sistemas de faturação aderentes.

Para ter acesso às faturas em formato digital, apenas tem de se registar no ePortugal ou fazer a respetiva autenticação, caso já tenha criado a conta. Terá de utilizar o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital para proceder ao respetivo registo.

As medidas introduzidas pelo Governo têm como objetivo reduzir o consumo de papel, assim como diminuir custos associados, mas ao mesmo tempo facilitar a organização dos documentos, aumentando dessa forma a rapidez na receção das faturas. Esta foi uma medida que o Governo introduziu no programa Simplex, dentro do apoio do Plano de Recuperação e Resiliência desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa.

Foram listadas diversas vantagens para os consumidores, nomeadamente a possibilidade de adotar uma prática mais organizada dos seus documentos, além de ser mais cómoda e simplificada. Além da maior rapidez na receção das faturas, estas ficam sempre disponíveis para aceder onde e quando forem necessárias. Está ainda garantida a segurança e a privacidade dos dados.

A AMA destaca que os utilizadores não precisam de partilhar o seu endereço de email com os comerciantes, sendo apenas necessário indicar o número de contribuinte associado para receber a fatura digital. Por fim, é possível alterar, a qualquer momento, o email registado para receber as faturas, na área reservada no portal ePortugal.

Veja como ativar o serviço de fatura sem papel:

1 – Deverá ter uma Chave Móvel Digital ativa. Caso não tenha, pode seguir os passos neste guia.

2 – Aceda ao portal de serviços públicos em ePortugal.gov.pt e faça a respetiva autenticação (deverá associar o seu email pretendido aos dados da Chave Móvel Digital). Ou se preferir pode autenticar-se com o seu Cartão de Cidadão, mas neste caso tem de ter um PIN válido e um leitor de cartões ligado ao computador.

3 – Se tiver dúvidas de algum assunto, pode aceder na área reservada a apresentações dos serviços.

4 – No separador das aplicações, na coluna da esquerda, escolha a opção “Faturas sem papel”.

5 – Faça a confirmação do pedido no botão verde para aceder às faturas sem papel.

6 – Vai ser pedido o meio de autenticação à funcionalidade de faturas sem papel. Repita os passos do ponto 2.

7 – O sistema vai solicitar o acesso a alguns dados pessoais associados à sua conta, o qual deve dar autorização no botão azul no canto inferior direito.

8 – Insira os dados de autenticação.

9 – Deve indicar se está a fazer a adesão às faturas sem papel como cidadão ou comerciante (caso se aplique). Se não tiver nenhum negócio registado deve aparecer apenas a opção de Cidadão.

10 – Por fim, insira o email onde pretende receber as suas faturas digitais.

11 – Vai receber no correio de email um código que deverá inserir, para concluir a ligação da conta. Este código é válido por 24 horas.

12 – Vai receber um PIN (por defeito os quatro últimos números do seu número de contribuinte, mas que pode alterar) que servirá para desbloquear o acesso às faturas que recebe no email.

13 – Na sua área de consulta pode verificar as faturas, mas também ter acessos curiosos sobre o contributo para o meio-ambiente, através de um cálculo do que poupou em papel através deste sistema.

O sistema apresenta também vantagens para os comerciantes, nomeadamente obter poupanças significativas. Elimina procedimentos desnecessários com a desmaterialização e simplificação de processos. Além disso, reduz o consumo de papel e consumíveis de impressão e custos de operação e transação associados.

O processo de ativação para comerciantes é semelhante ao de cidadão, sendo necessário ter uma Chave Móvel Digital ativa e a adesão é feita no software de faturação, ficando o serviço disponível para fornecedores aderentes.

Conheça os passos a dar se for comerciante, segundo a AMA:

  1. Ter a Chave Móvel Digital ativa;
  2. Para efetuar a adesão ao serviço, o comerciante deve utilizar o seu software de faturação, estando o serviço disponível para os fornecedores aderentes;
  3. Selecionar a opção «Ativação de envio de faturas por e-mail»;
  4. O software de faturação envia o pedido para o serviço Faturas Sem Papel;
  5. Caso o perfil profissional esteja correto, o sistema devolve uma mensagem de sucesso e um token para o envio de faturas;
  6. O software de faturação armazena o token e envia uma mensagem de sucesso ao comerciante;
  7. O serviço será ativado após autenticação com a Chave Móvel Digital no ePortugal.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.