No último Google I/O, a Google anunciou o My Ads Center (ou “O meu centro de anúncios”, em português). A novidade começou a ser disponibilizada gradualmente um pouco por todo o mundo desde o final de outubro e vem substituir a anterior secção de definições dos anúncios Google.

Como explica a tecnológica, o My Ads center foi concebido para dar aos utilizadores um maior controlo relativamente à sua experiência com os anúncios que surgem nos websites e aplicações da Google, permitindo escolher quais são os tópicos, assim como as marcas, que quer ver mais ou menos.

Em destaque está também a possibilidade de limitar certos tópicos, como anúncios relacionados com álcool, encontros, apostas online, gravidez e paternidade e perda de peso.

Através do My Ads Center poderá ainda desativar as informações que não quer que a Google use para personalizar anúncios, incluindo uma variedade de categorias, como  educação, estado civil  ou o setor em que trabalha, e na atividade nos sites e apps da gigante tecnológica.

Desde que tenha a sessão iniciada na sua conta Google poderá aceder ao centro de anúncios diretamente a partir  dos  anúncios exibidos na Pesquisa, no YouTube e no Discover. Note que a personalização de anúncios é opcional e, se desejar, pode desativá-la a partir da nova ferramenta.

Clique nas imagens para ver como gerir a experiência de anúncios no My Ads Center 

Siga estes passos: 

1 - Abra a página inicial do Google. Clique no ícone com um conjunto de pontos e de seguida em “My Ads Center”.

2 - Se estiver, por exemplo, no YouTube, também pode aceder ao centro. Basta clicar nos três pontos verticais que surgem ao lado de um anúncio e depois em “Controle os anúncios Google”.

3 - Se não deseja ter uma experiência de anúncios personalizada clique em “Anúncios Personalizados” e depois em “Desativar”.

4 - Por outro lado, se pretende continuar a ter uma experiência personalizada é a partir daqui onde a pode começar a gerir. No separador “Os meus anúncios” tem a possibilidade de escolher os tópicos sobre os quais quer ver mais ou menos anúncios. É também possível fazer a mesma escolha no caso das marcas que surgem, assim como rever anúncios com os quais se deparou recentemente.

5 - Já no separador “Customizar anúncios” poderá fazer uma gestão mais aprofundada no que respeita aos tópicos e marcas. É também a partir deste separador onde pode limitar certos tópicos específicos.

6 - No separador “Gerir privacidade” é possível desativar as informações que não quer que a Google use para personalizar anúncios. No caso das categorias poderá entrar em cada uma delas e adicionar mais informação caso seja necessário ou decidir desativá-las.

7 - Se não deseja que a sua atividade nos sites e apps da Google seja utilizada para personalizar anúncios também pode desativar as respetivas opções neste separador.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.