Para lá das aplicações da Google, como o Docs, Sheets ou Slides, é possível adicionar ao Drive uma variedade de soluções que podem agilizar a forma como interage com os ficheiros guardados neste serviço, por exemplo, através do Google Workspace Marketplace.

Mas se tem aplicações que já não utiliza e que estão simplesmente a “ganhar pó” na sua coleção, o melhor é mesmo desassociá-las do Google Drive. Como explica a Google, algumas apps pedem permissão para abrir ficheiros específicos, ou todos os ficheiros, que tem no Google Drive.

Além disso, é necessário ter em conta que, com o passar do tempo, certas aplicações podem fazer alterações às suas políticas de privacidade. Por outro lado, existem soluções que, à primeira vista, podem parecer legítimas, mas que, na verdade, são maliciosas. É por esse motivo que deve sempre prestar atenção às permissões requeridas pelas apps, assim como à sua origem, descarregando-as apenas de lojas digitais de confiança.

Clique nas imagens para ver como remover apps do Google Drive 

1 - Comece por aceder ao Google Drive. Clique no ícone com o formato de uma roda dentada no canto superior direito.

2 - Selecione a opção “Definições”.

3 - Clique em “Gerir apps” no menu à esquerda.

4 - Ao encontrar uma app que já não quer que esteja associada ao Google Drive, clique em “Opções” e, de seguida, em “Desassociar do Drive”.

5 - Para assegurar que todos os dados deixados são eliminados, selecione a opção “Eliminar também os dados ocultos da app criados por esta app”. Por fim, clique em “Desassociar”.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt