Em tempos de escola é importante definir o tempo que os mais novos passam com os jogos e no caso da Nintendo Switch é possível aceder a um leque de ferramentas. Pode aceder às opções na própria consola, mas a Nintendo decidiu alargar o leque de opções à sua aplicação para smartphones iOS e Android, mas é apenas opcional. Através do smartphone pode definir parâmetros como a hora de ir dormir ou limite de tempo permitido para jogar.
A app torna mais prático o acesso ao sistema, como deixa de ser aborrecido estar a pedir a consola ao pequeno sempre que necessita alterar algum parâmetro. Neste guia vamos explicar como aceder aos controlos parentais na consola, mas também nos smartphones.
Veja na galeria como configurar o controlo parental:
Configurar o controlo parental na Switch:
1 – Entrar em Definições da consola, no ícone com a roda dentada no menu inferior.
2 – Na barra de menu da esquerda navegue para baixo até à opção Controlo Parental.
3 – Na direita, pode assistir a um vídeo de introdução ao sistema de controlo parental. Escolha a opção de Definições em baixo.
4 – Será introduzido à aplicação de controlo parental para smartphones. Faça o download da aplicação, mas neste passo, para o caso de não querer utilizar a app pressione X para continuar.
5 – Vai receber uma mensagem sobre as opções que pode aceder através da aplicação móvel.
6 – O primeiro meu dá acesso ao nível de restrição. Pode personalizar ou definir se tem um adolescente, criança ou criança pequena. Depois pode limitar algumas das atividades, nomeadamente restringir determinada aplicação, como por exemplo, um jogo que não seja adequado para a sua idade, a comunicação livre com outros utilizadores ou publicar vídeos e imagens nas redes sociais. Também pode bloquear aqui o acesso às compras na Nintendo eShop.
7 – No menu seguinte vai poder definir um PIN, para que tenha acesso ao sistema, bloqueando-o aos mais novos.
Configurar o controlo parental na aplicação para smartphones:
8 – Siga todos os passos até ao ponto 4. Quando lhe é perguntado se já descarregou a aplicação, clique na respetiva opção.
9 – Vai receber uma mensagem de que a consola passa a estar vinculada à aplicação.
10 – Entre na aplicação e clique em seguinte.
11 – Faça a autenticação da sua conta da Nintendo Switch na aplicação. A sua conta fica vinculada à aplicação do smartphone. Clique em Seguinte.
12– Vai gerar um código para inserir na Switch.
13 – Na consola, depois do passo 9, deve introduzir o código gerado na app para smartphone.
14 – A partir desse momento a app e a consola estão emparelhadas. Vai receber uma mensagem para confirmar a ação. Carregue em Sim.
15 – No smartphone também vai receber a confirmação do emparelhamento. Pode desde logo definir o tempo de jogo.
16 – Carregar em Começar na aplicação. Na consola pode clicar na opção para continuar a configuração no dispositivo inteligente, voltando ao menu principal.
17 – No menu principal vai começar a ser listado o tempo que os utilizadores estiveram na consola.
18 – Pode aceder a um resumo mensal da atividade.
19 – Por fim, na aba de Definições pode definir o tempo de jogo, definir o nível de restrição e definir o código PIN. Se desejar, pode decidir desligar os alarmes pelo dia, ideal para fins-de-semana e férias, por exemplo.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários