A Google e o WhatsApp anunciaram uma alteração importante sobre o backup de dados a ter efeito a partir de dezembro. Todos os dados armazenados nos smartphones Android (mensagens, fotografias ou vídeos) passam a contabilizar no limite de armazenamento de cada conta do utilizador. Ou seja, a Google oferece 15 GB para armazenamento de dados, onde se incluem os emails do Gmail, os documentos, Fotos ou ficheiros do Drive.

Até aqui, os dados armazenados do WhatsApp não entravam para estas contas, mas a partir de dezembro é mais um elemento que deve considerar na gestão do espaço. A mudança começa a fazer efeito na versão WhatsApp Beta em dezembro e depois gradualmente nos restantes utilizadores de Android no início de 2024.

Isso significa que desde que tenha espaço livre, tudo continua na mesma, mantendo-se o funcionamento do backup dos ficheiros do WhatsApp. Quando atinge o limite, será necessário libertar espaço para resumir os backups, apagando conteúdos que não lhe interesse. Pode, obviamente, comprar mais espaço livre à Google, aumentando os limites para além dos 15 GB.

Se o seu problema é falta de espaço na conta Google, pode consultar um anterior How To para o ajudar a libertar ficheiros, tais como fotografias ou vídeos. Mas também poderá apagar ficheiros diretamente do WhatsApp, o que liberta também o espaço na cloud. Mas também pode cancelar os backups do WhatsApp para a cloud da Google e com isso evitar que a rede social contribua para o peso na conta.

Saiba como alterar as definições de backup no WhatsApp:

1 – Entre no WhatsApp, toque nos três pontinhos no canto superior direito e aceda às definições.

2 – Deslize para baixo e escolha a opção “Armazenamento e Dados”

3 – Escolha a primeira opção “Gerir Armazenamento”.

4 – A aplicação vai fazer um diagnóstico rápido do espaço que os ficheiros do WhatsApp ocupam no armazenamento.

5 – Considere apagar ficheiros que foram assinalados como “reencaminhados” muitas vezes. Estes ficheiros são por norma memes ou coisas engraçadas que podem facilmente acumular-se no equipamento quando se participa em grupos ou em partilhas de amigos e família.

6 – O sistema também filtra quais os ficheiros que ocupam mais de 5 GB para ajudar a libertar.

7 – Por fim, verifique as conversas ou grupos onde estão a maioria dos ficheiros mais pesados.

8 – Ao selecionar uma dessas conversas vai ver todos os ficheiros que estão a ocupar espaço. Pode apagar um a um ou selecionar todos.

9 – Para desativar a cópia de segurança na conta Google, regresse às definições e escolha a opção “Conversas”.

10 – Deslize para baixo e escolha a opção “Cópia de Segurança”.

11 – Aqui pode ver as informações sobre a última cópia de segurança, criar uma nova cópia. Mas o que tem de fazer é tocar em “Copiar para o Google Drive”. Por defeito deve ter semanalmente.

12 – Altere para Nunca. A partir daqui os dados apenas se mantêm no equipamento.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.