É impossível ter uma conta de email completamente limpa e rapidamente começamos a ser bombardeados com spam e mensagens não solicitadas. O problema é que parte desses emails podem conter links e ficheiros maliciosos, que se não tiver atenção podem ser a porta de entrada a malwares e outros ataques ao sistema operativo, criando eventualmente situações de ramsomware.

Por isso deve ter muita atenção aos emails que abre, mesmo com aparente origem de meios seguros, como entidades bancárias, finanças ou mesmo de serviços de entretenimento como o Netflix, a pedir para pagar contas em atraso podem ser tentativas de phishing.

Por isso, se utiliza o Gmail como conta de email poderá facilmente bloquear estes mails e reportar os emissores, contribuindo também para isso que a Google afine o seu sistema de filtragem automática. E mesmo que não sejam emails perigosos, reportar mails com spam também contribui para a limpeza do ecossistema virtual, invés de os estar sempre a apagar…

Ao bloquear emails de um remente, nunca mais vai receber mensagens dessa origem, por isso tenha atenção, caso decida bloquear algum website que subscreveu anteriormente.

Siga os seguintes passos para bloquear emails no gmail a partir da versão browser do computador:

1 – Encontre o email que deseja bloquear o remetente e abra-o.

2 – Na mensagem, prima os três pontinhos no canto superior direito.

3 – Escolha a opção Block “Remente da mensagem” para deixar de receber emails dessa fonte.

4 – Escolha “Report Spam” se achar que o remente envia constantemente emails não solicitados. Futuramente, todos os emails dessa fonte passam a ser arrumados na pasta de spam.

5 – Escolha “Report Phishing” se considerar que o mail é perigoso e eventualmente passível a conter ficheiros maliciosos.

6 – Ao reportar o phishing vai receber uma mensagem de confirmação, referindo que o email em questão será examinado pela equipa de segurança da Google.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.