Para quem está habituado ao Windows, usar pela primeira vez um computador com o sistema operativo da Apple nem sempre é fácil. Por exemplo, como desinstalar um programa? Ao contrário do que acontece no Windows, no MacOS não há a possibilidade de passar pelo Painel de Controlo para eliminar os programas que não estão a ser utilizados.

O processo de desinstalação de aplicações e programas no sistema operativo da empresa da maçã é mais simples do que parece e, em muitos dos casos, basta apenas mandá-las para a Caixa da Reciclagem.

No entanto, existem alguns pontos a ter em conta. Existem certos programas nativos do sistema que não podem ser eliminados. Além disso, alguns plug-ins, como o Flash Player da Adobe, precisam da instalação de uma aplicação específica para poderem ser removidos.

Clique na galeria para saber como desinstalar um programa no MacOS

Siga estes passos:

1 – Para aplicações que descarregou a partir da App Store, clique no ícone do “Launchpad” que se encontra que se encontra na barra de ícones no fundo do ecrã.

2 – Quando encontrar a aplicação que pretende desinstalar, pressione-a até que surja um pequeno ícone com um X.

3 – Clique no ícone e depois em “Apagar”.

4 – Para apagar um programa que não é possível eliminar através do “Lauchpad”, clique no ícone do “Finder” na barra de ícones no fundo do ecrã.

5 – Na secção "Aplicações", selecione o programa que deseja remover. Depois vá ao separador “Ficheiro” no topo da página e clique em “Mover para o Lixo”. Alternativamente, pode arrastar o programa diretamente para a Caixa da Reciclagem.

6 – Para finalizar o processo de eliminação, abra a Caixa da Reciclagem e selecione a opção “Esvaziar”.

7 – Apercebeu-se de que, afinal, vai precisar do programa em questão? Se ainda não esvaziou a Reciclagem, pode simplesmente clicar em “Repor” no separador “Ficheiro”. Caso contrário, vai ter mesmo de instalá-lo de novo.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.