Apagou acidentalmente uma conversa no Messenger e precisa de recuperar mensagens com informação importante? Se tiver as notificações do Facebook ativadas no email pode experimentar percorrer a sua caixa de correio eletrónico. Também pode tentar falar com a pessoa a quem tinha enviado as mensagens para saber se, por acaso, guardou uma cópia. Mas o que fazer se não se enquadra em nenhuma destas categorias?

O centro de ajuda do Messenger indica que as mensagens ou conversas eliminadas não podem ser vistas novamente. “Eliminar uma mensagem remove-a permanentemente da tua lista de conversas”,

Este pode parecer um problema sem solução, no entanto, existem algumas técnicas de “último recurso” que pode experimentar para tentar recuperar a informação perdida.

Clique nas imagens para saber como recuperar conversas apagadas no Messenger

Siga estes passos: 

1 - Se usa um smartphone Android há a possibilidade de ainda encontrar mensagens que apagou recentemente nos ficheiros guardados no equipamento. Para tal é necessário aceder ao gestor de ficheiros do smartphone. Uma vez aí, pesquise por com.facebook.orca: esta é a pasta usada para armazenar ficheiros relativos à app.

2 - Esta é também uma boa altura para verificar a secção de mensagens arquivadas do Messenger, para a eventualidade de ter arquivado uma conversa em vez de a ter eliminado. Se está no smartphone comece por clicar no ícone com três barras horizontais no canto superior esquerdo.

3 - Selecione a opção “Arquivo”. A partir desta secção terá acesso a todas as conversas que arquivou anteriormente.

4 - Se está no computador vá ao menu do lado esquerdo e clique em “Ver tudo”. De seguida selecione a opção “Messenger”.

5 - Clique no ícone com três pontos horizontais e depois em “Conversas Arquivadas”.

6 - Se ainda não conseguiu encontrar o que perdeu pode experimentar descarregar toda a sua informação do Facebook e procurar pelas mensagens nos ficheiros guardados pela rede social. Comece por aceder às definições. Clique depois em “Privacidade”.

7 - Aceda a “As tuas informações do Facebook”.

8 - Selecione “Descarregar informações do perfil”.

9 - Nesta secção pode selecionar opções do ficheiro e gerir os conteúdos que pretende descarregar. Se só pretende fazer o download das informações relativas ao Messenger pode desmarcar as restantes opções. Não se esqueça: é necessário introduzir um intervalo de datas para poder avançar.

10 - Clique em “Pedir um download”. Assim que todos os dados forem compilados receberá o ficheiro no email associado à conta no Facebook. A rede social alerta que, por motivos de segurança, o ficheiro só estará disponível para descarregar durante alguns dias depois de receber o email, por isso, convém manter-se atento ao que chega à caixa de correio eletrónico.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.