A maioria dos serviços, aplicações e redes sociais requerem a criação de uma conta, onde são registados alguns dados pessoais, incluindo emails e nomes. Muitos acabamos pode deixar de usar, mas são poucas as vezes que nos lembramos de simplesmente cancelar a conta, simplesmente porque o processo pode ser complicado ou porque esses elementos não são tão intuitivos de chegar.
Contas que já não utilize podem ser sujeitas a ataques e a roubo de credenciais, que podem depois ser utilizados em diferentes serviços que se tenha registado, sobretudo se utilizar as mesmas credenciais de acesso. E por isso, apagar as contas que não utiliza significa também a diminuição do risco. Por isso, não ignore contas antigas que não utilize.
Por vezes, alguns dos serviços são simplesmente autenticados com as mesmas credenciais do Facebook ou Google, e por isso, basta aceder às respetivas definições para apagar a ligação respetiva.
Veja como retirar a autenticação das apps da conta do Facebook:
1 – No canto superior direito, aceda ao menu do Facebook na seta e escolha Definições e Privacidade e depois Definições.
2 – Deslize a barra de menu para baixo, do lado esquerdo e escolha a opção Apps e Sites.
3 – Vai receber uma extensa lista das aplicações e serviços que se autenticou com as credenciais do Facebook. Pode remover as que não lhe interessa ou renovar as credenciais, sobretudo aqueles que dizem ter expirado. O Facebook remove o acesso de contas que não foram acedidas por 90 dias.
Provavelmente não se lembra de contas que se tenha registado e que já não as usa, por isso, existem algumas dicas simples de encontrar as mesmas. Por exemplo, nos browsers de internet pode verificar as palavras-passe que foram guardadas automaticamente, sendo um bom local para detetar contas “perdidas”. Todos os websites que já não utiliza pode simplesmente apagar da lista.
Verificar websites com autenticação guardada nos browsers:
4 - Chrome: Ir a Settings e em baixo entrar em Palavras-passe. Vai aparecer todos os websites que gravou. Caso tenha alguma password comprometida, detetada pela Google, vai ser assinalado.
5 - Edge: Entrar em Definições, escolher Perfis, Palavras-Passe e palavras-passe guardadas. Todos sites guardados aparecem aqui.
6 - Firefox: Entrar em Definições, escolher Privacidade e Segurança no menu da esquerda e escolher a opção “Credenciais Guardadas” sob o menu Credenciais e Palavras-chave. Vão aparecer todos os websites que guardou as credenciais.
Poderá ainda consultar gestores de passwords, caso utilize algum, para procurar os websites onde armazena os dados de autenticação. Caso encontre na lista algum website que não utilize, basta removê-lo. Também as redes sociais com o Instagram e Twitter podem ter websites associados que utilizam a sua autenticação.
7 – Twitter: Entre na opção Configurações e Privacidade (está localizado no menu escondido “Mais” debaixo do botão Perfil, na barra da esquerda. Entre em “Segurança e Acesso à conta”, escolha “Aplicativos e Sessões” e por fim, “Aplicativos conectados”.
8 – Instagram: Entrar em Definições e escolher Apps e Sites. Aqui são listadas as apps e os sites onde foram iniciadas com sessão através do Instagram.
9 - Por uma questão de consciência, verifique ainda se o seu email não foi comprometido. No website Haveibeenpwned (https://haveibeenpwned.com/) pode escrever o seu email ou número de smartphone e verificar se este foi listado em listas de hackers.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários