Não há nada mais frustrante do que perder ou ter o smartphone roubado, e mais que ficar sem o equipamento, nunca mais ter acesso aos nossos dados, nomeadamente fotografias e documentos. Felizmente, no caso dos sistemas Android, a Google tem ferramentas que permitem salvaguardar a informação na cloud, usando a sua própria conta Google, para que possa restaurar o sistema sempre que necessário.

Pode mesmo configurar a conta para esta fazer o trabalho automaticamente, no período que definiu, garantindo assim a salvaguarda dos ficheiros, mesmo que nunca mais se lembre de fazer um backup. E os passos são muito simples.

A Google explica que o sistema permite fazer backup de conteúdos, dados e definições do telefone para a conta Google. E depois pode inclusivamente recuperá-los em outro smartphone, ideal quando muda de equipamento. Mas tenha atenção que existem algumas incompatibilidades entre diferentes versões de Android. Por exemplo, não é possível restaurar o backup feito num smartphone com uma versão mais recente do Android, para um equipamento com uma versão inferior.

Nesse sentido, certas funcionalidades apenas funcionam em equipamentos a partir do Android 9 ou superiores.

Veja na galeria como proceder ao backup dos dados e definições:

1 – Para configurar a cópia de segurança automaticamente, abrir as Definições do smartphone e tocar em Sistema.

2 – Escolha a opção “Cópia de Segurança” ou “Backup” se tiver o sistema em inglês.

3 – Neste menu basta deslizar a primeira opção para ativar. A partir daqui o sistema será salvaguardado automaticamente. Pode verificar o email associado, assim como há quanto tempo foi feita a última cópia de segurança.

4 – Se quiser, aqui pode fazer o backup manual tocando na opção “Fazer cópia de segurança agora”.

5 – Quando adiciona o seu endereço de email associado à conta Google num novo smartphone, basta seguir as respetivas instruções no próprio smartphone. Este irá detetar o backup feito anteriormente na respetiva conta e configurar.

6 – Se reparar, a última informação diz respeito às fotografias que foram guardadas no Google Fotos, referindo a última vez que fez uma cópia de segurança às mesmas. Se não sabe como fazer back up às fotografias, então este How to Tek é para si

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.