A fixação das mensagens em conversas de serviços de chat online parece ser algo banal, mas trata-se de uma novidade para o WhatsApp. No meio das conversas, individuais ou em grupo, quantas vezes tentou procurar aquela mensagem importante ou uma foto partilhada e não encontra no meio de tanto “spam”?

A nova funcionalidade da aplicação de mensagens da Meta já possibilita a fixação, sendo possível mantê-la sempre acessível por um período de tempo que o utilizador defina. Nesta primeira fase as mensagens podem ser fixas por 24 horas, sete ou 30 dias.

Esta simples ação pode poupar bastante tempo quando se tenta encontrar um conteúdo partilhado como um endereço ou lista de compras. Há muitos utilizadores que registam mensagens para não se esquecer de algo, tal como pagar a eletricidade ou outra tarefa e a afixação poderá ser uma ajuda.

De notar que esta é uma funcionalidade nova no WhatsApp e nem todos os equipamentos podem estar atualizados. Verifique se há atualização da aplicação ou espere mais uns dias até que esta esteja disponível no seu equipamento. 

Veja na galeria como fixar mensagens

1 – Escrever a mensagem ou selecionar a que deseja fixa premindo a fundo por um instante. Esta muda de cor, ficando com um verde preenchido mais escuro.

2 – Toque nos três pontinhos no canto direito do ecrã.

3 – Escolha a opção Afixar, no fundo da lista.

4 – Defina quanto tempo a mensagem fica afixada. Pode optar entre 24 horas, sete dias ou 30 dias. Selecione e toque na opção Afixar em baixo. Na respetiva mensagem vai surgir o ícone de pin.

5 – A mensagem passa a estar visível no topo da conversação. Ao tocar nela vai diretamente para a mensagem na conversa.

6 – Se premir a mensagem afixada a fundo vai aparecer a opção para desafixar a mensagem ou ir para a mesma. Escolha a primeira se quiser retirar do destaque.

7 – Se tentar fixar uma mensagem na mesma conversa quando já tem outra fixa, vai receber uma notificação de que a nova vai substituir a atual. Verifique se deseja trocar.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.