Qualquer festa que se preze não dispensa boa música. Nem nem sempre é fácil encontrar uma forma de conciliar os gostos musicais dos convidados, mas se costuma usar o Spotify para trazer mais animação às festas e reuniões de amigos há uma funcionalidade útil que permite criar a playlist ideal em conjunto.

Através das listas de reprodução colaborativas é possível convidar os amigos para partilharem as suas sugestões. A funcionalidade não requer uma assinatura à versão Premium do Spotify e, para lá de cenários mais festivos, poderá utilizá-la para trocar, por exemplo, recomendações, tanto de música como de podcasts, ou para dar a conhecer descobertas que fez recentemente.

Clique nas imagens para saber como criar e gerir listas de reprodução colaborativas no Spotify

Siga estes passos:

1 – Abra uma nova lista de reprodução ou selecione uma que criou anteriormente. Clique no ícone com três pontos verticais.

2 – Selecione a opção “Convidar colaboradores”.

3 – A partir daqui é possível enviar um convite através de redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, de apps de mensagens como WhatsApp e Messenger, ou por SMS. Se desejar, pode também copiar a ligação e enviá-la fora do Spotify. O link gerado é válido por sete dias.

4 - Para começar a preencher a lista de reprodução clique em “Adicionar música” e pesquise por artista, por título da faixa ou por álbum.

5 -   À medida que a lista vai sendo preenchida é possível ver, na versão desktop do Spotify, quem adicionou que faixas.

6 – Se quiser que a lista de reprodução seja privada clique novamente no ícone com três pontos verticais e clique em “Tornar privada”.

7 – Caso queira remover algum colaborador selecione o seu nome logo abaixo do título da lista de reprodução.

8 – Selecione o ícone com três pontos verticais ao lado do nome do colaborador.

9 – Nesta secção pode decidir se o quer remover como colaborador ou se pretende retirá-lo da lista de reprodução. Note que para retirar alguém definitivamente terá de escolher a segunda opção.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.