É um utilizador intensivo do WhatsApp? Se costuma receber muitas imagens, de fotografias da família e amigos a memes, provavelmente já deve ter reparado no “peso” das mesmas na galeria do seu smartphone.
A popular aplicação de mensagens instantâneas da Meta descarrega automaticamente, por predefinição, as imagens que recebe nas conversas. A funcionalidade é útil para as imagens e fotografias que realmente não quer perder, mas existem outras que acabam simplesmente por ocupar espaço na memória do equipamento.
É possível configurar a app para não descarregar imagens, ou vídeos e outros ficheiros, de modo automático, seja quando está ligado a uma rede Wi-Fi, a usar dados móveis ou em roaming.
Clique nas imagens para ver como configurar a transferência automática de ficheiros no WhatsApp
Siga estes passos:
1 - Abra o WhatsApp e clique no ícone com três pontos verticais no canto superior direito. Selecione a opção “Definições”.
2 - Clique em “Armazenamento e dados”.
3 - Na secção “Descarregar automaticamente ficheiros” é possível configurar a aplicação para quando estiver a usar dados móveis, a usar uma rede Wi-Fi ou a usar roaming de dados.
4 - Ao clicar em qualquer uma destas opções poderá indicar quais são os ficheiros que pretende que sejam descarregados automaticamente ou se deseja que nenhum seja transferido para o smartphone. Clique em OK para confirmar a seleção.
5 - Não quer que os ficheiros de apenas uma determinada conversa sejam descarregados automaticamente? Comece por abrir a conversa e toque no ícone para ver mais detalhes.
6 - Clique em “Visibilidade de ficheiros”.
7 - Selecione a opção “Não”.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários