É essencial que um computador de trabalho “acorde” rapidamente e demore o menor tempo possível a fazer o arranque do sistema operativo. Sobretudo quando é preciso consultar rapidamente um email ou iniciar as anotações de uma conferência. O certo é que nada é mais frustrante do que tentar iniciar o sistema e ficar a olhar para a janela de loading.
Com a acumulação de utilização, é normal que o Windows 10 possa ficar mais lento e demore mais tempo a iniciar. Se isso acontecer, não significa que tenha de fazer um upgrade de memória ou processador, ou drasticamente de trocar de equipamento. Existem pequenas afinações que pode fazer que certamente vai aumentar a performance da velocidade de arranque.
Veja na galeria como aumentar a velocidade de arranque do Windows:
1 – Desative os programas que não utiliza do arranque automático do sistema operativo
Muitos programas que instala, durante o processo, assinalam por defeito o arranque automático com o Windows, o que faz sentido se forem utilizados constantemente. O Spotify estar sempre disponível até pode fazer sentido ou alguma aplicação de rede social. Mas se calhar tem diversos programas que só utilizados de forma esporádica. Não hesite em retirar esses programas da lista de arranque automático, pois como calcula vão consumir recursos ao PC.
Para desativar programas basta aceder ao Gestor de Tarefas, premindo simultaneamente CTRL+SHIFT+ESC. Escolha a aba “Arranque” e veja na lista de aplicações listada o seu estado (ativado ou desativado). A partir daqui é só percorrer a lista de desativar os programas que não lhe interessam, bastando clicar com o botão direito do rato em cima e escolher a opção.
2 – Ative o Modo de arranque rápido
O Windows 10 tem um modo de arranque rápido, que ajuda a iniciar o PC após o encerramento. Verifique se tem essa opção aberta por defeito. Esta opção é o meio termo entre o desligar o computador e colocá-lo em hibernação e embora não preserve as aplicações abertas, o sistema operativo entre em modo repouso e carrega mais rapidamente.
Basta entrar no Painel de Controlo, Escolher Hardware e Som, depois Opções de energia e à esquerda a opção “Escolher o que fazem os botões de Ligar/Desligar. Em baixo dos esquemas de energia, tem as opções das Definições de encerramento. Verifique se tem assinalado o arranque rápido. Em baixo grave as alterações.
3 – Faça reinícios regulares ao computador
Por vezes o computador fica lento porque não é desligado durante muito tempo, sobretudo quando apenas fechamos o portátil e este entra em modo hibernação. Deverá assim reiniciar de forma regular o computador, para que o sistema liberta os ficheiros temporários e a memória de programas que nem está a utilizar, mas que continuam em memória de fundo.
Vai notar isso quando começa a assistir as páginas a carregarem mais lentamente ou mesmo quando há “soluções” no texto durante a escrita. Dessa forma, basta premir o botão reiniciar na barra do Windows 10 para um “refrescante” reboot.
4 – Verifique se tem o Windows atualizado
Por vezes quando o computador fica subitamente lento pode significar que está a fazer o download de uma nova versão em fundo. Verifique se tem uma notificação de atualização e proceda à respetiva para que o sistema volte a funcionar novamente bem. Para aceder às atualizações vá às Definições (roda dentada na barra do Windows) e prima a primeira opção Windows Update. Vai verificar no topo o estado, se tem atualizações para fazer ou se está atualizado. Também pode premir o botão para forçar a procura de nova atualização.
5 – Faça uma otimização ao armazenamento através da ferramenta Limpeza do Disco
Não perde nada em fazer um scan e otimização do armazenamento interno através da ferramenta Limpeza do Disco. A ferramenta deteta ficheiros temporários do computador e do browser de internet e até outros que estão a ocupar espaço, que de alguma forma podem estar a pesar no sistema operativo.
Para aceder à ferramenta simplesmente faça uma pesquisa na barra de tarefas pela mesma. Pode premir o botão para limpeza do sistema e optar em cima pelo tipo de ficheiros que deseja apagar. A ferramenta vai primeiro fazer um diagnóstico ao computador antes de poder fazer a seleção. Se tiver mais que uma unidade de armazenamento, o sistema pergunta aquela que deseja fazer a limpeza.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários