É frustrante quando estamos a tentar trabalhar online, ou simplesmente em busca de entretenimento, e o browser “recusa-se” a funcionar corretamente. A situação torna-se ainda mais complicada quando a causa do problema não é assim tão óbvia quanto parece.

Para ajudá-lo a tornar a sua experiência de navegação online mais eficiente e a resolver “crashes” frequentes reunimos um conjunto de possíveis soluções que poderá experimentar, em particular se já reiniciou o seu computador e se já verificou se o equipamento não está infetado com algum tipo de software malicioso.

Clique nas imagens para conhecer seis possíveis soluções para resolver “crashes” no Chrome, Edge e Firefox

  • Atualizar o navegador

Para o Google Chrome

  1. Clique no ícone com três pontos verticais na barra de tarefas. Vá à secção “Ajuda” e selecione “Acerca do Chrome”.
  2. Aqui poderá verificar se o navegador tem atualizações pendentes. Se este for o seu caso, clique no botão “Reiniciar” para completar o processo.

Para o Edge da Microsoft

  1. Clique no ícone com três pontos horizontais na barra de tarefas. Vá à secção “Ajuda e comentários” e selecione “Acerca do Microsoft Edge”.
  2. À semelhança do que acontece com o Chrome, se o navegador tiver alguma atualização pendente terá de clicar no botão “Reiniciar”.

Para o Mozilla Firefox

  1. Clique no ícone com três barras horizontais na barra de tarefas. Vá à secção “Ajuda” e selecione “Acerca do Firefox”.
  2. Caso esteja desatualizado, clique em “Reiniciar para atualizar o Firefox”.
  • Limpar os dados de navegação 

Além de ser uma boa forma de libertar algum espaço e tornar a navegação online mais rápida e eficiente, limpar a cache do browser pode ajudá-lo a solucionar o problema. O processo é simples e poderá seguir as instruções que lhe apresentámos num How to TeK anterior dedicado ao assunto.

  • Remover extensões que já não usa ou que podem estar a causar problemas

Para o Google Chrome

  1. Na secção de definições do navegador, clique em “Extensões” no menu à esquerda.
  2. Clique em “Remover” para desinstalar uma extensão.

Para o Edge da Microsoft 

  1. Clique no botão “Extensões” na barra de ferramentas e depois em “Gerir extensões”.
  2. Selecione a opção “Remover”.

Para o Mozilla Firefox

  1. Na secção de definições, clique em “Extensões e temas” no canto inferior esquerdo.
  2. Clique no botão com três pontos horizontais e de seguida na opção “Remover”.
  • Reparar o Edge através das definições do Windows  

  1. Na secção de definições do Windows clique em “Aplicações” e procure pelo Edge na lista de programas. Clique na aplicação e selecione a opção “Modificar”
  2. Selecione “Reparar” e siga as instruções apresentadas no ecrã. O processo vai reparar quaisquer problemas que existam, reinstalando o navegador.
  • Reiniciar o Firefox no Modo de Diagnóstico

  1. Clique no ícone com três barras horizontais na barra de tarefas. Vá à secção “Ajuda” e selecione “Modo de Diagnóstico”.
  2. Selecione a opção “Reiniciar”.
  3. Clique em “Abrir”.
  4. Para fechar o modo, volte à secção "Ajuda" e clique em "Desligar o Modo de Diagnóstico".
  • Desinstalar e voltar a instalar o navegador

Se usa o Chrome ou o Firefox, já experimentou todas as soluções anteriores e o problema persiste, o melhor será mesmo desinstalar o navegador em questão e voltar a instalá-lo.

  1. Na secção de definições do Windows clique em “Aplicações” e procure pelo browser.
  2. Clique na aplicação, depois em "Desinstalar" e siga as instruções apresentadas no ecrã. Quando terminar o processo poderá descarregar novamente o programa a partir dos websites da Google ou da Mozilla e voltar a instalá-lo.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.