É certo que o armazenamento na Cloud está na “moda”, mas as pens USB continuam a ser uma opção útil para guardar informação. Porém, nem tudo corre sempre como o esperado, e, por vezes, nos momentos em que mais precisa de aceder aos dados que tem armazenados, o computador não consegue reconhecer o dispositivo.

A situação é frustrante, mas há forma de solucioná-la. Note que, quando se trata de fazer o backup da sua vida digital, existem algumas regras a que deve prestar atenção e recorde-se: usar apenas um método de armazenamento para guardar toda a informação importante não é uma estratégia adequada.

Antes de passar à ação e de experimentar as sugestões que lhe propomos é importante que faça algumas ações de despistagem que permitirão verificar se a causa do problema se encontra no seu computador ou, então, na própria pen.

Deverá verificar se a pen em si não apresenta algum tipo de dano físico, como amolgadelas ou componentes soltos. Além disso, se o dispositivo tem uma luz indicadora, deverá também assegurar-se de que esta acende quanto a insere no computador.

Veja também se as portas USB do seu PC estão limpas e que não contêm pó ou outros elementos que podem impedir o seu correto funcionamento. Se está a usar um hub USB, experimente ligar a pen diretamente ao computador. Pode também experimentar colocá-la em outras portas USB que o equipamento tenha.

Outra ação de despistagem que pode realizar é remover a pen, encerrar o computador, aguardar alguns minutos e voltar a ligá-lo. Deixe que todos os programas de início sejam executados e depois tente colocar a pen novamente.

Se tem outro computador por perto pode também verificar se a pen funciona nele. Se sim, a causa do problema encontra-se no seu PC original. Caso contrário, a pen em si poderá ter algum problema.

O seu computador não reconhece uma Pen USB? Clique nas imagens para saber como resolver

Siga estes passos:

1 – Uma das formas de verificar se o computador reconhece, ou não, a pen USB é recorrer ao Gestor de Discos. Depois de inserir a pen no PC clique com o lado direito do rato no ícone Iniciar e depois na opção Gestor de Discos.

2 – Veja se o dispositivo aparece listado. Se não aparecer de todo, a causa poderá estar do lado do seu PC: a driver pode ter algum problema ou pode já não estar funcional.

3 – Poderá também recorrer ao Gestor de Dispositivos para verificar a fonte do problema. Para lá chegar clique com o lado direito do rato no ícone Iniciar e depois em Gestor de Dispositivos.

4 – Clique na secção “Unidades de disco” para expandi-la. Se alguma das unidades surgir com um ícone acompanhado de um ponto de exclamação amarelo é sinal de que existe algum problema. Clique com o lado direito do rato na unidade em questão e de seguida em propriedades para ver exatamente qual é a mensagem de erro que surge. Aqui existem vários caminhos que pode seguir. Clique com o lado direito do rato na unidade em questão. Poderá atualizar ou então desinstalar o dispositivo, reiniciar o seu computador e esperar que seja reinstalado pelo sistema.

5 – Caso a driver USB esteja instável é recomendável reinstala-la. Para tal, vá ao Gestor de Dispositivos e clique na secção “Controladores USB” para expandir a lista. Selecione o dispositivo em questão com o lado direito do rato e clique em “Desinstalar”. De seguida, reinicie o seu computador e espere que o controlador seja reinstalado automaticamente.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.