Imagine: precisa de mandar uma mensagem através do WhatsApp, mas, de repente, nota que a aplicação está a demorar demasiado tempo para abrir. Para verificar se não se trata de um problema generalizado faz uma passagem pelo já bem conhecido DownDetector, mas a plataforma indica-lhe que tudo está a funcionar na app de mensagens instantâneas da Meta. O que fazer nesta situação?

É frustrante quando não conseguimos encontrar a causa exata do um problema, sobretudo se há alguma urgência em enviar ou responder a uma mensagem na aplicação. Mas, se tem um smartphone Android, detalhamos algumas das soluções mais comuns para o ajudar.

Note que, se não é utilizador muito ativo da aplicação, pode dar-se o caso da sua conta ter sido eliminada. Como explica o WhatsApp, para manter a segurança, limitar a retenção de dados e proteger a privacidade dos utilizadores, uma conta pode ser eliminada se estiver inativa há 120 dias.

Neste caso terá de voltar a registar-se no WhatsApp aplicação e, se o fizer no mesmo smartphone onde tinha a sua conta anteriormente, todo o conteúdo da aplicação que está armazenado no equipamento voltará a aparecer.

Clique nas imagens para saber o que fazer quando o WhatsApp deixa de funcionar no seu smartphone

Siga estes passos: 

1 – Por vezes, reiniciar o smartphone é um processo que consegue resolver determinados problemas quase como magia. Deverá também reiniciar a própria aplicação. Vá às definições, navegue até à secção “Aplicações” e clique em WhatsApp. De seguida, clique em “Forçar paragem”.

2 – A existência de dados corrompidos na cache do WhatsApp pode impedir funcionamento correto da aplicação. Vá à secção “Aplicações” nas definições e selecione o WhatsApp. Depois, escolha a opção “Armazenamento”.

3 – Clique em “Limpar cache”. Se o problema persistir, pode optar por selecionar a opção “Limpar dados”, lembrando que toda a sua informação guardada será eliminada.

4 – Deve também verificar se aplicação está atualizada. Abra a Play Store e clique no ícone da sua conta no canto superior direito. Selecione a opção “Gerir apps e dispositivos”.

5 – Se o WhatsApp tiver alguma atualização pendente, a aplicação surgirá na secção “Atualizações disponíveis”.

6 – Para ativar as atualizações automáticas, abra a página no WhatsApp na Play Store e clique no ícone com três pontos verticais.

7 – Selecione a opção “Ativar atualizações automáticas”.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.