A possibilidade de os utilizadores personalizarem a sua experiência de navegação nos smartphones tem sido um dos pilares das novas atualizações do Android. A ferramenta Material You dos equipamentos mobile é cada vez mais flexível, como a Google exemplificou na recente conferência Google I/O.

Mas a personalização promete saltar para fora dos smartphones diretamente para os ecrãs dos computadores ou tablets, sempre que navega no Chrome. Recentemente, a Google disponibilizou a possibilidade de mudar os temas e as cores das abas e menus do navegador, de uma forma muito fácil.

Será dessa forma possível experimentar cores alternativas, definir as imagens de fundo e combinar com os tons dos painéis. Além disso, pode modificar rapidamente os atalhos da página principal do Chrome ou permitir que o sistema organize os ícones com base na navegação.

De notar que todas as mudanças feitas são de imediato visíveis, por isso pode “saltitar” entre as opções e fazer experimentações até gostar de um tema ou padrão de cores.

Veja na galeria como proceder à personalização do Chrome:

1 – Abra uma nova aba do Chrome e procura no canto inferior direito o símbolo da caneta, para aceder às opções de edição do aspeto do browser.

2 – Será aberto um painel lateral com diferentes opções de cores. A cor escolhida será assumida pelas abas do navegador Chrome e nos rebordos dos ícones das aplicações. Poderá dessa forma, com dois cliques, mudar o ambiente conforme o seu estado de espírito ou adaptado a outras ferramentas que utilize durante mais tempo.

3 – A imagem de fundo é outro elemento que pode mudar, premindo em “Alterar tema”.

4 – Existem diversas opções de personalizar a experiência Chrome. Pode optar pelo clássico (janela branca com o motor de pesquisa no centro), pode personalizar com uma fotografia, por exemplo, da família, premindo em “carregar uma imagem”. Pode definir as cores do Chrome ou escolher imagens temáticas das coleções disponíveis, desde texturas, paisagens ou coletâneas de artistas.

5 – Ao escolher uma das imagens da coleção, não precisa de a manter para sempre. Há uma opção que pode ativar para que todos os dias a imagem gerada no navegador seja sempre diferente.

6 – Talvez o mais importante na personalização do Chrome seja mesmo a configuração dos acessos rápidos dos websites mais utilizados, no centro da janela. Pode optar por mostrar ou desativar os atalhos, numa opção abaixo da troca de cores. Pode definir os atalhos de forma manual e organizados por si. Ou deixar que o sistema vá arrumando os atalhos sugeridos com base nos websites que visita com maior frequência.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.