Apesar dos diversos equipamentos e funcionalidades apresentadas durante o mais recente Google I/O, como o primeiro smartphone com ecrã dobrável da Google, a inteligência artificial foi a grande protagonista de todo o evento. Tudo o que foi revelado transpirava a otimização através da IA, sejam as capacidades dos novos smartphones e tablets Pixel, como o sistema de navegação do Google Maps e outras aplicações que os utilizadores acedem diariamente, nunca deixando de fora o entretenimento e a cultura, como e o caso de propostas que surgem no Google Arts & Culture.

A forma como os utilizadores se expressam no Android é outro ponto que a Google pretende otimizar, obviamente através de inteligência artificial. A personalização pretende ser nuclear na experiência Android, em todos os equipamentos disponíveis em todo o mundo. A introdução da IA generativa nos smartphones Android, pretende ajudar os utilizadores a transformar o aspeto e o ambiente não apenas no wallpaper do smartphone, como também nas mensagens, ecrã de bloqueio e outros elementos.

Já é habitual que surjam sugestões para completar palavras e frases em mensagens, mas a nova funcionalidade Magic Compose pretende fazer mais com um simples toque. Alimentado por IA generativa, é possível responder a mensagens com textos sugeridos ou mesmo através de emojis. Vai poder adicionar mensagens a eventos no calendário ou confirmar o estado de tempo, sem a necessidade de sair da conversa. A organização das mensagens vai ser mais fácil, desde encontrar categorias ou aquelas que ainda falta responder.

Veja na galeria imagens do Android 14 - Magic Compose:

A IA vai sugerir respostas baseado no contexto das mensagens recebidas. E se quiser dar um toque diferente, a inteligência artificial pode pegar no que escreveu e dar-lhe um estilo diferente, seja para tornar o texto mais formal e profissional, com um tom entusiasmado ou uma escrita poética como o Shakespeare. O Magic Compose chega no verão em forma de beta e já se pode inscrever.

Introduzido no Android 12, o Material You vai expandir as suas opções através da IA, afetando Wallpapers, a área das mensagens, os widgets do ecrã principal, etc. Será possível adicionar efeitos de fundos em 3D as imagens, criando uma animação agradável às imagens do wallpaper.

Inicialmente, o Material You oferecia uma palete de cores coesa em todo o ambiente do smartphone relacionado com o wallpaper selecionado. Com o lançamento do Android 14 depois do verão, a Google diz que os utilizadores vão poder personalizar o ecrã de bloqueio com a sua própria inspiração, criar novos atalhos e aceder a novos relógios. Vai ser introduzido um novo tema de cores monocromáticas que pode ser aplicado a toda a experiência geral do smartphone. Mesmo os wallpapers podem ser criados livremente pelo utilizador, baseados em emojis escritos, padrões aleatórios e claro, imagens geradas por IA generativa baseadas em prompts introduzidas.

Veja na galeria imagens do Android 14 - Material You:

Este sistema utiliza o modelo de criação texto para imagem, permitindo ao smartphone gerar imagens únicas que o utilizador poderá adicionar como wallpaper. E mais uma vez, as imagens bebem inspiração na palete de cores do sistema para automaticamente enquadrar no resultado final.

Estas novidades do Material You chegam primeiro aos smartphones Pixel, durante o mês de junho.

Por fim, uma novidade relacionada com a introdução de suporte Ultra HDR no Android 14, melhorando as imagens com cores mais brilhantes e maior definição. Vão ser ainda introduzidos suporte para as aplicações das redes sociais, como o Instagram, do modo noturno e video HDR 10-bit.