É certo que há palavras-passe que não devem ser partilhadas, mas existem algumas exceções no que toca à password do Wi-Fi. Por vezes, surge a necessidade de partilhá-la quando, por exemplo, está no trabalho e precisa de ligar o seu smartphone ao Wi-Fi, ou então, tendo em mente a época festiva que se aproxima, quando recebe visitas em casa.

Ter de ir ao próprio router e ditar a password a quem a pede, ou andar com a palavra-passe apontada num Post It não são soluções propriamente muito práticas. Mas, se tem um smartphone Android, há uma forma simples e rápida de partilhar a palavra-passe do Wi-Fi com outros equipamentos que consigam ler códigos QR.

Clique nas imagens para saber como pode partilhar a palavra-passe do Wi-Fi a partir do smartphone Android

Siga estes passos:

1 – Vá às Definições do smartphone e clique na secção “Ligações”.

2 – Escolha a opção “Wi-Fi”.

3 – Clique no ícone com o formato de uma roda dentada que surge ao lado da rede Wi-Fi a que está ligado.

4 – Selecione a opção “Código QR” que surge no fundo da página.

5 – A partir daqui outros dispositivos poderão digitalizar o código QR apresentado no ecrã para se ligarem à rede Wi-Fi sem precisarem de introduzir a palavra-passe.

 O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.