O Messenger do Facebook é uma das mais populares ferramentas de conversação, ideal não só para manter os amigos e familiares mais próximos quando precisamos de conversar, como também para enviar um recado ou mesmo fotografias. E existe a possibilidade de criar grupos de conversa, seja os amigos do café que agora passam a ser virtuais devido ao isolamento da COVID-19, ou o grupo de vendas dos Tupperwares.

A aplicação tem uma eficaz ferramenta de notificações, tanto ao nível de pop ups de texto no ecrã, como os muitas vezes irritantes “plins” sonoros. Quanto os grupos são participativos ou estão num determinado período muito ativos, é normal que se distraia com as respetivas notificações. E quando se está a trabalhar ou a estudar, estes conseguem ser bastante incomodativos.

Invés de sucumbir à tentação de abandonar o grupo, que mais tarde talvez se arrependa, porque não silencia-lo? O Messenger tem opções bastante úteis para colocar em “pausa” as notificações, sem para isso deixar de participar nas conversas ou espreitar as parvoíces que estão a dizer. E pode ser durante 15 minutos, como 24 horas, ou quando o próximo alarme tocar, para não arriscar ser incomodado durante o descanso. E se preferir, pode optar por desligar indefinidamente, até que volte a ligar novamente.

Para desligar as notificações na aplicação para smartphone siga os seguintes passos:

1 – Entre num grupo ou conversação e toque no ícone “i” ao lado do símbolo da câmara.

2 – Toque no sininho no canto superior direito.

3 – Escolha o período que deseja silenciar a conversa e prima Ok.

4 – O sininho muda de cor, mostrando que a conversa em questão está silenciada. Toque novamente nesse ícone para resumir as notificações.

Também é possível ativar ou desativar as notificações do Messenger através da versão browser do computador (Messenger.com). Neste caso, evita que hajam pop ups diretamente da área de notificações do computador. Para desativar siga os passos:

5 – Aceda a Messenger.com e junto às conversas clique no ícone da roda dentada e escolha definições.

6 – Verifique se quer os sons ligados e se a opção “Notificações de ambiente de trabalho ativadas” tem o quadrado vazio. Se clicar neste e selecionar “concluído” no topo direito, ativa as notificações do desktop.

De recordar que também pode silenciar as mensagens do WhatsApp, mas isso é assunto para outro How to TEK que pode encontrar aqui.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.